Universidade Federal do Sul da Bahia Itabuna, 07 de Dezembro de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES (11.01.06.05.04)
Código: PPGA0008
Nome: ESTUDOS DA PERFORMANCE E VISUALIDADES DA CENA E DO CORPO
Carga Horária Teórica: 45 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 45 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 2
Ementa/Descrição: Aspectos estéticos e políticos da performance e das visualidades da cena e do corpo. Dispositivos corporais, teorias e processos de criação da cena na interface com a arte da performance nos séculos XX e XXI. Poéticas performativas e processos cotidianos. Visualidades cênicas dissidentes. Corporalidades diaspóricas no quadro da produção teatral, de dança e arte performativa. Efeitos e traumas da colonização de gênero e da colonização sexual no corpo nos processos artísticos contemporâneos das visualidades da cena e da performance. Linguagem visual da cena, arquiteturas do corpo e experiências disruptivas no campo da performance
Referências: BOURRIAUD, Nicolas. Estética relacional. São Paulo: Martins Fontes, 2009. BUTLER, Judith. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2018. CABALLERO, Ileana Dieguez. Cenarios liminares: teatralidades, performances e politica. Uberlandia: EDUFU, 2016. CARLSON, Marvin. Teorias do teatro: estudo historico-critico, dos gregos a atualidade. Sao Paulo: Unesp, 1997. COHEN, Renato. Performance como linguagem. São Paulo: Perspectiva, 2013. DONDIS, Donis A. Sintaxe da linguagem visual. 3. ed. Trad. Jefferson Luiz Camargo. Sao Paulo: Martins Fontes, 2007. FABIAO, Eleonora. "Performance e teatro: poeticas politicas da cena contemporanea". In: Revista Sala Preta, vol. 8, p. 235-246, 2008. FISCHER-LICHTE, Erika. The transformative power of performance: a new aesthetics. New York and London: Routledge, 2008. GOLDBERG, Roselee. A arte da performance: do futurismo ao presente. Lisboa: Orfeu Negro, 2007. GÓMEZ-PEÑA, Guillermo. "En defensa del arte del performance". In: Horizontes Antropologicos. vol. 11, n. 24, Porto Alegre. July – Dec, 2005. GREINER, Christine. O corpo: pistas para estudos indisciplinares. Sao Paulo: Annablume, 2005. GUMBRECHT, Hans Ulrich. Produção de presença: o que o sentido não consegue transmitir. Rio de Janeiro: Contraponto, Editora PUC-Rio, 2016. HARAWAY, Donna; Kunzru, Hari. Silva, Tomaz Tadeu da (Orgs.) Antropologia do ciborgue: as vertigens do pos-humano. Belo Horizonte: Autentica Editora, 2009. LEAL, Dodi. Luzvesti: iluminação cênica, corpomídia e desobediências de gênero. Salvador: Devires, 2018. . "A liminaridade das práticas pedagógicas da cena: dispositivos visuais da arte da performance e a defesa da educação democrática". In: Revista Sala Preta Eletrônica, v. 19, p. 179-196, 2019. . "Corpo em visualidades diaspóricas: dimensões políticas e estéticas da luz cênica". In: Rascunhos - Caminhos da Pesquisa em Artes Cênicas, v. 6, p. 36-48, 2019. LEAL, Dodi; Denny, Marcelo. Gênero expandido: performances e contrassexualidades. São Paulo: Annablume, 2018. MOIRA, Amara. E se eu fosse puta? São Paulo: Hoo Editora, 2016. MOMBAÇA, Jota. "Rumo a uma redistribuição desobediente de gênero e anticolonial da violência". In: Caderno de Imaginação Política. São Paulo: Fundação Bienal de São Paulo, 2016. . "Rastros de uma submetodologia indisciplinada". In: Revista Concinnitas, ano 17, volume 01, numero 28, setembro. Rio de Janeiro, 2016. PRECIADO, Paul. Testo junkie. Sexo, drogas e biopolítica na era farmacopornográfica. São Paulo: n-1 edições, 2018. . Manifesto contrassexual: práticas subversivas de identidade sexual. São Paulo: n-1 edições, 2015. RODRIGUES, Éder. "A frente performática de atuação do dramaturgo na cena contemporânea". In: Revista de Estudos Teatrais Pitágoras, v. 8, p. 47-58, 2018. . "Tessituras dramatúrgicas: a imagem como escritura performática". In: ALETRIA

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação -   | Copyright © 2006-2025 - UFRN - 463e9cb10ec5.sigaa2-prod v4.10.3_UFSB_1.2.73