Referências: |
BOURRIAUD, Nicolas. Estética relacional. São Paulo: Martins Fontes, 2009.
BUTLER, Judith. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2018.
CABALLERO, Ileana Dieguez. Cenarios liminares: teatralidades, performances e politica. Uberlandia: EDUFU, 2016.
CARLSON, Marvin. Teorias do teatro: estudo historico-critico, dos gregos a atualidade. Sao Paulo: Unesp, 1997.
COHEN, Renato. Performance como linguagem. São Paulo: Perspectiva, 2013.
DONDIS, Donis A. Sintaxe da linguagem visual. 3. ed. Trad. Jefferson Luiz Camargo. Sao Paulo: Martins Fontes, 2007.
FABIAO, Eleonora. "Performance e teatro: poeticas politicas da cena contemporanea". In: Revista Sala Preta, vol. 8, p. 235-246, 2008.
FISCHER-LICHTE, Erika. The transformative power of performance: a new aesthetics. New York and London: Routledge, 2008.
GOLDBERG, Roselee. A arte da performance: do futurismo ao presente. Lisboa: Orfeu Negro, 2007.
GÓMEZ-PEÑA, Guillermo. "En defensa del arte del performance". In: Horizontes Antropologicos. vol. 11, n. 24, Porto Alegre. July – Dec, 2005.
GREINER, Christine. O corpo: pistas para estudos indisciplinares. Sao Paulo: Annablume, 2005.
GUMBRECHT, Hans Ulrich. Produção de presença: o que o sentido não consegue transmitir. Rio de Janeiro: Contraponto, Editora PUC-Rio, 2016.
HARAWAY, Donna; Kunzru, Hari. Silva, Tomaz Tadeu da (Orgs.) Antropologia do ciborgue: as vertigens do pos-humano. Belo Horizonte: Autentica Editora, 2009.
LEAL, Dodi. Luzvesti: iluminação cênica, corpomídia e desobediências de gênero. Salvador: Devires, 2018.
. "A liminaridade das práticas pedagógicas da cena: dispositivos visuais da arte da performance e a defesa da educação democrática". In: Revista Sala Preta Eletrônica, v. 19, p. 179-196, 2019.
. "Corpo em visualidades diaspóricas: dimensões políticas e estéticas da luz cênica". In: Rascunhos - Caminhos da Pesquisa em Artes Cênicas, v. 6, p. 36-48, 2019.
LEAL, Dodi; Denny, Marcelo. Gênero expandido: performances e contrassexualidades. São Paulo: Annablume, 2018.
MOIRA, Amara. E se eu fosse puta? São Paulo: Hoo Editora, 2016.
MOMBAÇA, Jota. "Rumo a uma redistribuição desobediente de gênero e anticolonial da violência". In: Caderno de Imaginação Política. São Paulo: Fundação Bienal de São Paulo, 2016.
. "Rastros de uma submetodologia indisciplinada". In: Revista Concinnitas, ano 17, volume 01, numero 28, setembro. Rio de Janeiro, 2016.
PRECIADO, Paul. Testo junkie. Sexo, drogas e biopolítica na era farmacopornográfica. São Paulo: n-1 edições, 2018.
. Manifesto contrassexual: práticas subversivas de identidade sexual. São Paulo: n-1 edições, 2015.
RODRIGUES, Éder. "A frente performática de atuação do dramaturgo na cena contemporânea". In: Revista de Estudos Teatrais Pitágoras, v. 8, p. 47-58, 2018.
. "Tessituras dramatúrgicas: a imagem como escritura performática". In: ALETRIA
|