Universidade Federal do Sul da Bahia Itabuna, 07 de Dezembro de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES (11.01.06.05.04)
Código: PPGA0009
Nome: PEDAGOGIAS DAS ARTES
Carga Horária Teórica: 45 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 45 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 2
Ementa/Descrição: Pedagogias das Artes e as Artes como Pedagogias: diversidade cultural e atravessamentos epistemológicos. A práxis pedagógica e a práxis artística e suas implicações políticas e poéticas. A emergência de estéticas contra-hegemônicas. As experiências de criação, os modos de pensar-fazer e o diálogo interdisciplinar nos percursos de ensino-aprendizagem das artes. Horizontes teórico-metodológicos nos processos de criação: docente-artista-pesquisador/a
Referências: BAHIA. Orientações curriculares estaduais. Salvador: Secretaria da Educação, 2015. BARBOSA, Ana Mae. Inquietações e mudanças no ensino de arte. São Paulo: Cortez, 2012. BARBOSA, Ana Mae; COUTINHO, Rejane Galvão. Arte/Educação como mediação cultural e social. São Paulo: Editora UNESP, 2009. BRASIL. Lei nº 13.559, de 11 de Maio de 2016. Aprova o Plano Estadual de Educação da Bahia. Salvador, 2016. . Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil e Ensino Fundamental. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2017. . Base Nacional Comum Curricular: Ensino Médio. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2018. CANDA, Cilene Nascimento e MENDONÇA, Célida Salume. Paisagens educativas do ensino de teatro na Bahia: saberes, experiências e formação de professores. Salvador: EDUFBA, 2018. CARVALHO, Dirce Helena Benevides de & CAON, Paulina (org). Dossiê: Desafios do fazer artístico na Educação Básica em tempos de diversidade e rupturas. Revista Rascunhos: Caminhos da Pesquisa Em Artes Cênicas, 5 (3), 2018. DAVID, Cesar de & CANCELIER, Janete Webler. Reflexões e práticas na formação de educadores. Rio de Janeiro: Eduerj, 2018. ISBN 9788575114759 DEWEY, John. Arte como experiência. São Paulo: Martins Fontes, 2010. DUARTE JR., J. F. O sentido dos sentidos: a educação (do) sensível. 2000. 233f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas/SP, 2000. FRESQUET, Adriana (Org). Cinema e educação: a Lei 13.006: reflexões, perspectivas e propostas. Ouro Preto: Universo Produção, 2015. HELGUERA, Pablo. "Educacao para uma arte socialmente engajada". In: HELGUERA, Pablo; HOFF, Monica (orgs.). Pedagogia no campo expandido. Porto Alegre: Fundacao Bienal do Mercosul, 2011, p. 558-563. ICLE, Gilberto. Descrever o inapreensível: performance, pesquisa e pedagogia. São Paulo: Perspectiva, 2019. KEHRWALD, Maria Isabel Petry (org.). Dossiê: Arte & Educação & Diversidade: identidade, experimentações. Revista da FUNDARTE, 35 (35 [18]), 2018. KOUDELA, Ingrid Dormien; ALMEIDA JUNIOR, José Simão de. Léxico da Pedagogia do Teatro. Perspectiva/SP Escola de Teatro: São Paulo, 2015. LAMPERT, Jociele; WOSNIAK, Fábio; GOULART DA SILVA, Tharciana (orgs). Dossiê: Artista Professor, Professor Artista, sobre ser e estar. Revista Apotheke, 5 (1), 2019. LOYOLA, Geraldo Freire; PIMENTEL, Lucia Gouvêa. "O Laboratório-Ateliê: elaboração de materiais didáticos para o ensino/aprendizagem em Arte". PÓS: Revista do Programa de Pós- graduação em Artes da EBA/UFMG, 7 (14), 2017. MIGLIORIN, Cezar. "Cinema e escola, sob o risco da democracia". Revista Contemporânea de Educação, 5 (9), p. 107-113, 2010 OSTROWER, Fayga. Criatividade e processos de criação. Petrópolis: Vozes, 2014. PILLAR, Analice Dutra et al. (orgs.). Dossiê: Ensino de Artes Visuais e Políticas Públicas Educacionais. Revista Gearte, 5 (2), 2018.

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