Universidade Federal do Sul da Bahia Itabuna, 07 de Dezembro de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES (11.01.06.05.04)
Código: PPGA0010
Nome: POÉTICAS DO CORPO: FUNDAMENTOS E PRÁTICAS
Carga Horária Teórica: 45 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 45 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 2
Ementa/Descrição: Corpo como sujeito e produtor de conhecimento. Corporalidades e matrizes estéticas não- eurocêntricas em suas epistemologias próprias e marcas sociais. Pensamento contemporâneo de dança, performatividades, políticas e poéticas do corpo. As práticas, os valores e os conhecimentos assentados na ancestralidade e suas poéticas próprias. Epistemologias do Sul e ecologia de saberes. As chamadas ‘danças populares brasileiras’ em seus ambientes de conhecimento e transmissão e os processos criativos para a cena de dança
Referências: CÔRTES, Gustavo; SANTOS, Inaicyra Falcão dos. ANDRAUS, Mariana Baruco Machado (Org.). Rituais e linguagens da cena: trajetórias e pesquisas sobre corpo e ancestralidade. Curitiba: CRV, 2012. DE SOUZA, Inaicyra F. Corpo e Ancestralidade. Salvador: Terceira Margem, 2006. DOMENICI, Eloisa. "Desmanchando no pinicado da viola: potencias do samba de roda da Bahia". Rebento: Revista das Artes do Espetáculo, 6, p. 222-234, 2017. . "A brincadeira como acao cognitiva: metaforas das dancas populares e suas cadeias de sentidos". In: Arte e cognicao. Corpomidia, comunicacao, politica.1 ed. Sao Paulo: Annablume, v.1, p. 191-236, 2015. DOMENICI, Eloisa; RODRIGUES, Éder; MACHADO, Lara (orgs). Corpo, Poética e Ancestralidade. Caderno GIPE-CIT no. 42. Salvador: PPGAC/UFBA, 2019. GREINER, Christine. Corpo em crise. São Paulo: Annablume. 2010. . O Corpo: pistas para estudos indisciplinares. São Paulo: Annablume. 2006. FOSTER. Susan L. Choreographing empathy: kinesthesia in performance. New York: Routledge. 2010. LEPECKI, André. Exaurir a dança: performance e política do movimento. São Paulo: Annablume, 2017. LOUPPE, Laurence. Poética da dança contemporânea. Tradução Rute Costa. Lisboa: Orfeu Negro, 2012. MACHADO. Lara. Danças no jogo da construção poética. Natal: Jovens Escribas, 2017. MACHADO, Marina Marcondes. "Teatralidades no Corpo: O espaço cênico somos nós". Sala Preta, 11(1), 17-26. MARTINS, Leda Maria. "Performances da oralitura: corpo, lugar da memória". Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras (UFSM), 26, p. 63-81, 2003. MAUSS, Marcel. (1934). "As técnicas do corpo":(in Sociologia e antropologia). Ubu Editora, 2018. NORA, Sigrid. (Org.) Temas para a dança brasileira. São Paulo: Edições SESC/SP, 2010. PRANDI, Reginaldo. Mitologia dos Orixás. São Paulo: Companhia das Letras, 2001. RODRIGUES, Graziela. Bailarino-pesquisador-intérprete: processos de criação. 3 ed. Salvador: Solisluna, 2018. SILVA, Eusébio Lobo da. O corpo na capoeira: introdução ao estudo do corpo na capoeira Vol. 1. Campinas: Editora da Unicamp, 2008. . O corpo na capoeira: o corpo em ação na capoeira. Vol. 4. Campinas: Editora da Unicamp, 2012. SANTOS, Boaventura de Sousa. O fim do império cognitivo a afirmação das epistemologias do Sul. São Paulo Autêntica 2019. ISBN 9788551304914 SODRÉ, Muniz. Pensar Nagô. Petropolis: Vozes, 2017. VELLOSO, Marilla. "Dramaturgia na dança, investigação no corpo e ambientes de existência". Sala Preta, 2010.

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