Universidade Federal do Sul da Bahia Itabuna, 26 de Dezembro de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES (11.01.06.05.04)
Código: PPGA0011
Nome: PROCESSOS ARTÍSTICOS E COMUNIDADES
Carga Horária Teórica: 45 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 45 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 2
Ementa/Descrição: Teorias e pragmáticas contemporâneas em torno da arte e da comunidade. Panorama de processos artísticos colaborativos, coletivos e comunitários: suas principais experiências e problematizações. Arte, agência e alteridade nos estudos sobre as artes ameríndias. Periferia e centro: encontros, conflitos e ambiguidades. Dinâmicas da tradição e da transformação: temporalidades múltiplas nas comunidades tradicionais.
Referências: ALVARENGA, Clarisse Castro. "Comunidades por vir e imagens periféricas". In: Devires - Cinema e Humanidades, 3 (1), p. 166-179, 2006. ARAÚJO JR., Samuel Mello & CAMBRIA, Vincenzo. "Sound Praxis, Poverty, And Social Participation: Perspectives From a Collaborative Study in Rio De Janeiro". In: Yearbook for Traditional Music, v. 45, p. 28, 2013. BELISÁRIO, Bernard. "Ressonâncias entre cinema, cantos e corpos no filme ‘As Hipermulheres’". Galáxia, 32, p. 65-79, 2016. BRASIL, André. "Ver por meio do invisivel: o cinema como tradução xamânica". Novos estudos CEBRAP, 54 (3), pp.125-146, 2016. BRASIL, André & BELISÁRIO, Bernard. "Desmanchar o cinema: variações do fora-de-campo em filmes indígenas". Revista Sociologia & Antropologia, v. 06, p. 601-634, 2016. CESAR, Marisa Flórido. Nós, o outro, o distante na arte contemporânea brasileira. Rio de Janeiro, Editora Circuito, 2014. ISBN: 9788564022461 GELL, Alfred. Arte e agência. São Paulo: Ubu, 2018. GUIMARÃES, Victor Ribeiro. O hip hop e a intermitência política do documentário. Belo Horizonte: Fafich/Selo PPGCOM/UFMG, 2015. GUTIÉRREZ, Paula Arrieta. Encontrar la comunidad: posibilidades micropolíticas para el arte contemporáneo. Revista Estudios Avanzados, 30, p. 66-83, 2018. LAFUENTE, Pablo (org.). Experiencias del bien común: inSite/Casa Gallina, un proyecto de inmersión barrial. México: 2018. LAGROU, Els. Arte indígena no Brasil: agência, alteridade e relação. Belo Horizonte: Editora Com Arte, 2009. KESTER, Grant H. "Colaboração, arte e subculturas". In: HARA, Helio. (Org.) Caderno Videobrasil 02: Arte Mobilidade Sustentabilidade. São Paulo: Associação Cultural Videobrasil, SESC São Paulo, 2006. LÜHNING, Angela & TUGNY, Rosângela Pereira de (orgs.). Etnomusicologia no Brasil. Salvador: Edufba, 2016. ISBN: 9788523215538 NEURATH, Johannes. La vida de las imágenes: Arte Huichol. México: Artes de México. 2013. OTTE, Hanka & GIELEN, Pascal. "Quando a política se torna inevitável: da arte-em-comunidade à arte-em-comum". Galáxia, 40, p. 5-16, 2019. PAIVA, Raquel (Org.). O retorno da comunidade: os novos caminhos do social. Rio de Janeiro: Mauad X, 2007. 198 p. ISBN 9788574782126. RANCIÈRE, Jacques. A partilha do sensível: estética e política. 2. ed. São Paulo: 34, 2009. RENA, Alemar Silva Araújo. "Narrativa, poesia e performance oral como resistência e cura". In: RIBEIRO, Gustavo Silveira et al. (orgs.). Poesia contemporânea: reconfigurações do sensível. Belo Horizonte: Quixote+Do, 2018. ROLNIK, Suely. "Alteridade a ceu aberto: O laboratorio poetico-politico de Mauricio Dias & Walter Riedweg". In: Posiblemente hablemos de lo mismo, catalogo da exposicao da obra de Mauricio Dias e Walter Riedweg. Barcelona: MacBa, Museu d’Art Contemporani de Barcelona, 2003. STAM, Robert. Multiculturalismo tropical: uma história comparativa da raça na cultura e no cinema brasileiros. São Paulo: Edusp, 2008. 526 p. ISBN 9788531411151. TUGNY, Rosângela Pereira de. "Agência dos objetos sonoros". Per musi, Belo Horizonte, n. 31, p. 322-344, 2015. TUGNY, Rosângela Pereira de. Escuta e poder na estética Tikmu'un_Maxakali. Rio de Janeiro: Museu do Índio, 2011. WASEM, Marcelo Simon. "Em busca do outro/em busca de si: colaboracao, engajamento, interesses mutuos e cruzamento de competencias em processos artisticos". Revista Visualidades (UFG), Goiania, 13 (2), p. 246-271, 2015

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