Ementa/Descrição: |
Ementa
Dimensão histórica, cultural, epistemológica, social e ideológica do currículo. Paradigmas
técnico, prático e crítico e suas implicações para o processo de desenvolvimento curricular. A pós-modernidade e a organização do currículo escolar; perspectivas construtivistas, pós-construtivistas e sócio-interacionista do currículo escolar. Pressupostos sócio filosóficos de propostas curriculares de diferentes sistemas de educação. A avaliação nos contextos da matemática: de, para e como aprendizagem. Elaboração de avaliações, análise de erros e aprendizagem. Diferentes concepções de avaliação e suas implicações na prática educativa. Tipos de avaliação da aprendizagem. A avaliação como instrumento indicador da organização e reorganização do trabalho docente. Avaliação como processo emancipatório. Bases racionais para o planejamento educacional. Etapas de construção e execução de diferentes tipos e níveis de planejamento. Reflexão e Replanejamento. Planejamento para a compreensão. Projetos, aulas e programas educacionais. O livro didático como recurso. Simulações de planejamento em contextos controlados.
|