Universidade Federal do Sul da Bahia Itabuna, 19 de Julho de 2024

Visualização da Ação de Extensão


Ação de Extensão
Título: Palestra: Turismo e Sustentabilidade, o que podemos refletir sobre a Costa Rica
Ano: 2023 Nº Bolsas Concedidas: 0 Nº Discentes Envolvidos: 0 Público Estimado: 50
Período do Evento: 11/09/2023 a 11/09/2023
Área Principal: Meio Ambiente Área do CNPq: Ciências Exatas e da Terra
Unidade Proponente: CENTRO DE FORMAÇÃO EM CIÊNCIAS AMBIENTAIS Unidades Envolvidas:
Tipo: EVENTO
Municípios de Realização: PORTO SEGURO - BA
Espaços de Realização: Encontro Virtual
Fonte de Financiamento: AÇÃO AUTO-FINANCIADA
Tipo do Evento: PALESTRA Carga Horária: 2 Quantidade de Vagas: 50
Responsável pela Ação: TATIANA PINHEIRO DADALTO
E-mail do Responsável: tpdadalto@ufsb.edu.br
Contato do Responsável: (73) 99979-1987
Url da Acão: https://sig.ufsb.edu.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/1545

Resumo

Turismo e Sustentabilidade, o que podemos refletir sobre a Costa Rica

 

A Costa Rica tem sido um exemplo de turismo aliado da sustentabilidade nas últimas décadas, tanto pela quantidade de áreas protegidas e abertas ao turismo, como pelos exemplos de turismo comunitário nas diversas regiões do país. Foi um dos primeiros países a ter um marco legal e a colocar como uma das principais bandeiras. Criou uma associação nacional e um consórcio cooperativo mas que nos últimos anos acabou sucumbindo. Mas as iniciativas de turismo sustentável e comunitário persistem. Qual o cenário atual ? O que podemos aprender com esse percurso ? O Professor Ernest partilhará conosco e outros integrantes da rede que tiveram experiências naquele país poderão prosear junto.

 

Minibio Palestrante - Ernest Cañada Mullor

Graduado em Filosofia e Letras, com especialização em História, Mestre em Demografia, Doutor em História e Geografia pela Universidade das Ilhas Baleares. Atualmente, trabalha como pesquisador de pós-doutorado na Universidade das Ilhas Baleares (UIB) em colaboração com a Universidade Autônoma de Barcelona e a Universidade de Wageningen da Holanda. Entre 2008 e 2021 foi coordenador do Alba Sud (https://www.albasud.org/), centro de pesquisa independente especializado em turismo na perspectiva crítica, onde continua atuando como membro. Entre as suas publicações mais recentes ligadas à Alba Sud destacam-se: Transformar o turismo a partir da proximidade. Como abordamos o debate na Catalunha? (coautoria com Carla Izcara); Turismo de proximidade, um plural disputado (editado com Carla Izcara); Guias de Turismo, profissão em risco de precariedade e o livro Turismo Pós-COVID19: turismo confinado (editado com Ivan Murray); Insegurança no emprego e habitação para uso turístico; Alertas para uma reativação pós- pandemia (em coautoria com Carla Izcara) ; SESC Bertioga, onde o turismo social constrói esperança; e por fim Global Tourism: Critical Perspectives on Tourism.

Desde 1998 está vinculado profissionalmente com América latina. Por 11 anos morou na Nicarágua, de onde trabalhou principalmente em pesquisa e apoio a organizações de turismo rural comunitário em diferentes países da América Latina. Também é professor em diferentes universidades: desde 2016 é professor na Escola Universitária de Turismo e Hotelaria da Universidade de Barcelona em estudos de graduação e pós-graduação; desde 2018 leciona na Universidade de Angers-França em estudos de pós-graduação; e desde 2029 dá aulas de pós- graduação na Escola de Turismo Hotelaria da Universidade de Lleida-Espanha.

Será sua sétima vez no Brasil, a segunda na Bahia. Em 2018 esteve como painelista do Seminário Internacional Turismo e Direito num Mapa de Contradições do SESC-São Paulo, e essa semana foi conferencista no XIX Seminário da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo-ANPTUR em Recife. Em 2022 realizou a palestra magna na I Conferência Internacional de Turismo Comunitário da Bahia – CITCOM, evento realizado pelo doutorado em Difusão do Conhecimento-PPGDC da UNEB em parceria da Rede de Turismo Comunitário da Bahia-BATUC e apoio do Centro Acadêmico de Educação do Campo e Desenvolvimento Territorial Paulo Freire - CAECDT da UNEB.

 

Minibio Mediador - Alberto Viana

Turismólogo e geógrafo e doutorando em difusão do conhecimento pela UNEB; é um dos colaboradores da ALBASUD no Brasil, pesquisa os temas da ecogastronomia e  do turismo comunitário e realizou vivência na Costa Rica em 2011. É da Rede de Turismo Comunitário da Bahia - BATUC e aliado da FUTURI.


Programação

Cronograma

18h00: Aguardar entrada dos Aliados

18h05: Abertura e Apresentação no chat - Bruna

18h10: Apresentação do tema e do palestrante - Alberto Viana
18h20: Apresentação Prof. Ernest

19h00: Roda de conversa
19h25: Finalização


Públicos Alvo

Interno:

Discentes, docentes e técnicos da UFSB


Externo:

Pessoas interessadas em Turismo sustentável, incluindo empreendedores, pesquisadores, estudantes, etc



Membros da Equipe

  TATIANA PINHEIRO DADALTO
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A)


Lista de Fotos

Não há fotos cadastradas para esta ação



Clique aqui para fazer a sua Inscrição

<< voltar

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação -   | Copyright © 2006-2024 - UFRN - 6b062eeef8db.sigaa2-prod v4.10.3_UFSB_1.2.49