Universidade Federal do Sul da Bahia Itabuna, 26 de Outubro de 2026

Visualização da Ação de Extensão


Ação de Extensão
Título: Água e Bem Viver: Monitoramento Participativo e Educação Ambiental sobre Qualidade da Água em Aldeias Pataxó do Extremo Sul Baiano
Ano: 2026 Nº Bolsas Concedidas: 1 Nº Discentes Envolvidos: 4 Público Estimado: 120
Período de Realização: 09/03/2026 a 09/03/2027
Área Principal: Meio Ambiente Área do CNPq: Outra
Unidade Proponente: CENTRO DE FORMAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL Unidades Envolvidas:
Tipo: PROJETO
Municípios de Realização: PRADO - BA
Espaços de Realização: Parque Nacional do Descobrimento
Fonte de Financiamento: FINANCIAMENTO INTERNO (EDITAL PROEX Nº 08/2025 - CHAMADA INTERNA PARA CONCESSÃO DE BOLSAS E AUXÍLIO FINANCEIRO A PROJETOS DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DA UFSB)
Responsável pela Ação: JOANNA MARIA DA CUNHA DE OLIVEIRA SANTOS NEVES
E-mail do Responsável: joanna.neves@ufsb.edu.br
Contato do Responsável: (73) 99910-7670
Url da Acão: https://sig.ufsb.edu.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/2710


Resumo

O projeto de extensão Água e Bem Viver tem como objetivo promover ações de educação ambiental, monitoramento participativo e devolutiva científica sobre a qualidade da água consumida em aldeias indígenas Pataxó localizadas no extremo sul da Bahia, em especial na Terra Indígena Comexatibá. A proposta articula saberes científicos e conhecimentos tradicionais, a partir de atividades formativas, oficinas comunitárias e acompanhamento de parâmetros básicos de qualidade da água superficial e subterrânea utilizada para consumo humano. As ações extensionistas são diretamente fundamentadas nos resultados e na metodologia do projeto de pesquisa em biogeoquímica fluvial e hidrogeoquímica de águas subterrâneas desenvolvido pela UFSB, traduzindo o conhecimento técnico-científico em linguagem acessível e culturalmente adequada. O projeto busca fortalecer a autonomia comunitária, a vigilância ambiental participativa e o debate sobre segurança hídrica, saúde ambiental e bem viver, contribuindo para a construção coletiva de estratégias locais de cuidado com a água.


Públicos Alvo

Interno:

estudantes da ufsb de graduação e pós-graduação


Externo:

Comunidade externa, população indígena das aldeias pataxó da área de dupla afetação do PND



Membros da Equipe

  GLEICIANE ARGENTINA DIONIZIO
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTARIO(A)
  DIANA SANTOS DA SILVA
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTARIO(A)
  TAINA PETERSEN DELGADO DA SILVA
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTARIO(A)

  LEISA SANTANA COSTA
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTARIO(A)
  RAFAELA CAMPOSTRINI FORZZA
Categoria: EXTERNO
Função : COLABORADOR(A)
  FREDERICO MONTEIRO NEVES
Categoria: DOCENTE
Função : COLABORADOR(A)

  JOANNA MARIA DA CUNHA DE OLIVEIRA SANTOS NEVES
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A)


Lista de Fotos

Não há fotos cadastradas para esta ação



Clique aqui para fazer a sua Inscrição

<< voltar

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação -   | Copyright © 2006-2026 - UFRN - bbae70450f70.sigaa1-prod vSNAPSHOT