Universidade Federal do Sul da Bahia Itabuna, 29 de Maio de 2024

Visualização da Ação de Extensão


Ação de Extensão
Título: Educando para a cidadania
Ano: 2019 Nº Bolsas Concedidas: 0 Nº Discentes Envolvidos: 2 Público Estimado: 33
Período de Realização: 03/08/2019 a 30/05/2020
Área Principal: Direitos Humanos e Justiça Área do CNPq: Ciências Humanas
Unidade Proponente: INSTITUTO DE HUMANIDADES, ARTES E CIÊNCIAS PAULO FREIRE Unidades Envolvidas:
Tipo: PROJETO
Municípios de Realização: TEIXEIRA DE FREITAS - BA
Espaços de Realização: Associação Asas da Esperança e Liberdade (ASELIAS), Rua Primavera, n º 75, Bairro Tancredo Neves, CEP 45993-135, Teixeira de Freitas/BA.
Fonte de Financiamento: FINANCIAMENTO EXTERNO
Responsável pela Ação: DIRCEU BENINCÁ
E-mail do Responsável: dirceuben@gmail.com
Contato do Responsável: (54) 99241-6226
Url da Acão: https://sig.ufsb.edu.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/283


Resumo

O projeto será desenvolvido aos sábados à tarde, das 14h às 17h, na sede da Associação Asas da Esperança e Liberdade (ASELIAS), situada na Rua Primavera, nº 75, Bairro Tancredo Neves, CEP 45993-135, Teixeira de Freitas/BA. O período para a execução do projeto Educando para a cidadania é agosto de 2019 a de maio de 2020. A sede da ASELIAS é adequada para a realização do projeto por possuir espaço amplo, já utilizado para atividades congêneres durante a semana com crianças, adolescentes e famílias do bairro e região. O local fica próximo da residência de grande número de catadores/as que trabalham no lixão público municipal de Teixeira de Freitas, facilitando o deslocamento dos mesmos para participarem do projeto. O período (sábado à tarde) definido para a realização do projeto é o mais favorável para os catadores/as, por não trabalharem no lixão nesse dia. Todas as atividades programadas serão desenvolvidas na sede da ASELIAS. São elas: a) Encontros de alfabetização e formação integral Serão realizados 20 encontros de 3h cada, visando a alfabetização ou reforço escolar de catadores/as que trabalham no lixão público municipal de Teixeira de Freitas, trabalhadores esses que em sua absoluta maioria são analfabetos ou semialfabetizados. Pretende-se atingir exatamente os/as que possuem maior deficiência nesse sentido e que se interessarem pelo projeto, procurando garantir um número paritário entre homens e mulheres. Os encontros de alfabetização, baseados na pedagogia de Paulo Freire, serão desenvolvidos de forma articulada com a formação integral. Pretende-se, como apontado pelo educador, fortalecer a leitura da palavra junto com a leitura do mundo. Buscar-se-á associar a aprendizagem da escrita, da leitura e das operações matemáticas com a compreensão acerca dos direitos, da autonomia e da cidadania. Pretende-se, igualmente, fomentar a consciência coletiva para a organização de associação ou cooperativa de catadores para o trabalho da reciclagem. b) Encontros de atividades complementares Serão selecionados 10 adolescentes e crianças, filhos de catadores/as de materiais recicláveis que trabalham no lixão público municipal, os quais apresentam maior dificuldade no processo de aprendizagem e que se interessem pelo projeto. Serão realizados 20 encontros com atividades de educação complementar, que ocorrerão durante a semana, em turno inverso ao da aula na escola formal. As crianças e adolescentes envolvidos serão orientados pelos mesmos monitores que irão atuar junto aos catadores/as. c) Oficinas de artes, artesanato, restauração e reutilização de materiais recicláveis Dos 40 encontros previstos para a integralização do projeto, 20 serão destinados à realização de oficinas diversas a fim de capacitar os catadores/as envolvidos com aprendizagem de técnicas e exercícios de artes, artesanato, restauração e reutilização de materiais recicláveis. Do mesmo modo que os outros, esses encontros serão feitos aos sábados à tarde. As oficinas de artes, artesanato, restauração e reutilização de materiais recicláveis também serão desenvolvidas com crianças e adolescentes, em grupo específico, mas com os mesmos monitores, durante a semana, em turno inverso ao da aula na escola formal que frequentam. d) Refeições: Dado o público alvo ser de grande vulnerabilidade social e econômica, no final de cada encontro será servida uma refeição com lanche reforçado tanto para as crianças e adolescentes quanto para os catadores e catadoras.


Públicos Alvo

Interno:

Docente e estudantes


Externo:

Catadores/as de materiais recicláveis



Membros da Equipe

  LETICIA CAMPOS BONATTI
Categoria: DISCENTE
Função : MONITOR(A)
  FERNANDO SILVA CAMPOS
Categoria: DISCENTE
Função : MONITOR(A)
  DIRCEU BENINCA
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A)



Lista de Fotos

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Lixão municipal

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Lixão municipal

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