Apresentação

O curso de especialização em Dramaturgias Expandidas do Corpo e dos Saberes Populares articula-se no encontro com as manifestações populares, os seus mestres e mestras, seus saberes, práticas e epistemologias locais.

Conjuga este curso a perspectiva de reafirmar os saberes, as práticas, os valores e os conhecimentos assentados na ancestralidade de suas poéticas próprias, nos seus mais variados desdobramentos poéticos e também nas dramaturgias corporificadas no espaço da tradicionalidade dos saberes que reside entre o vivido e o inventado.

No âmbito da cultura brasileira, estes saberes reúnem um repertório de práticas e manifestações produzidas com e pelo corpo, outorgando ao prospecto fulcral dessa corporeidade, o papel de articulador das instâncias sociais, históricas e culturais que, identitariamente, demarcam o campo sensível de suas fontes. O corpo enquanto campo de conhecimento e conexão entre o tempo, o espaço, o rito e o mito e perfaz um itinerário de tessituras da nossa cultura e história, cuja matriz tradicional e popular dos saberes expressos circunscreve variáveis plurais no âmbito cênico, performático e também educacional.

Considerando as dramaturgias do corpo no campo expandido, pretende-se ampliar a rede de estudos em torno da escritura e dos códigos performáticos, possibilitando diálogos mais intrínsecos com a cultura expressa nas comunidades em que o corpo exerce o papel protagonista enquanto ressignificador dos planos estético, subjetivo e, estritamente, ligado à própria vivência.

O curso de Pós-Graduação em Dramaturgias Expandidas do Corpo e dos Saberes Populares, modalidade especialização, visa proporcionar relações críticas e criativas ao experimentar diversas linguagens de expressão e o aprofundamento de relações entre as/os participantes e as comunidades articuladas a seus trabalhos.

Ao promover o encontro da comunidade acadêmica com as comunidades de saberes tradicionais, o curso potencializa desdobramentos em vários níveis e direções. Para o campo das artes, derivam as poéticas em suportes variados e as práticas que criam o corpo da cena. Para o campo da educação, irradiam as pedagogias e a interdisciplinaridade inerentes aos saberes africanos e indígenas, sempre tendo o corpo como produtor do conhecimento. Para o campo da produção cultural, fomentam projetos de parcerias com as comunidades, seus mestres e mestras, de modo que possam ampliar a sua participação na cadeia produtiva da cultura.

Este curso também dá início a oferta pelo Centro de Formação em Artes e o curso Artes do Corpo em Cena de uma frente de pós-graduação pertencente ao 3° ciclo da arquitetura curricular. Esta oferta se torna estratégica e fundamental, na medida em que prevê a continuidade dos estudos para as primeiras turmas formadas nos cursos de base interdisciplinar na universidade. Além dessa prerrogativa de formação continuada, o curso visa desdobrar módulos e linhas de pesquisa potenciais na região de inserção da UFSB junto a sua vasta cartografia da cultura tradicional e dos saberes populares, cujo mapeamento e a especialidade dos seus estudos fortalecem o referencial do corpo enquanto eixo dos conhecimentos e saberes.

 

Coordenação do Programa: Nenhum conteúdo disponível até o momento

Telefone/Ramal:

E-mail: Nenhum conteúdo disponível até o momento

Período do Curso: 08/06/2019 à 08/12/2020 Convênio Acadêmico : Nenhum conteúdo disponível até o momento Modalidade de Curso: Presencial
Notícias Veja abaixo as noticias referentes ao nosso Curso.
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação -   | Copyright © 2006-2024 - UFRN - 6b062eeef8db.sigaa2-prod