Apresentação

Apresentação do curso de Bacharelado Interddisciplinar em Humanidades:

 

Perfil do curso

NOME: Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades da Universidade Federal do Sul da Bahia

MODALIDADE: Bacharelado Interdisciplinar (BI)

OBJETIVO: Oferecer formação ampla no campo das Humanidades, em diálogo interdisciplinar com as demais áreas do conhecimento, promovendo uma formação crítica e cidadã por meio da aprendizagem autônoma de fundamentos conceituais e metodológicos nas áreas das Humanidades e possibilitando o aprofundamento da formação profissional, o ingresso em curso de pós-graduação e/ou uma inserção multidimensional na vida social e laboral.

 

CAMPUS DE OFERTA:

- Campus Paulo Freire (Teixeira de Freitas)

CÓDIGO E-MEC: 1293075 (Teixeira de Freitas)

ATO AUTORIZATIVO: Resolução UFSB 012/2014 (Teixeira de Freitas)

 

VAGAS ANUAIS (máximo): 60 diretamente e 60 por meio de ABI (total 120)

TURNO: Vespertino e Noturno

REGIME LETIVO: Quadrimestral

PERÍODO MÍNIMO PARA A INTEGRALIZAÇÃO DO CURSO: 09 quadrimestres letivos

PERÍODO MÁXIMO PARA A INTEGRALIZAÇÃO DO CURSO: 15 quadrimestres (Vespertino) e 18 quadrimestres letivos (Noturno)

 

CARGA HORÁRIA/CREDITAÇÃO PREVISTAS:

a) Carga horária de formação geral: 900 horas ou mínimo de 62 Créditos

b) Carga horária formação específica: 1 500 horas ou mínimo de 100 Créditos

c) Carga horária total: 2 400 horas ou mínimo de 162 Créditos

 

Atividade do curso

As atividades desenvolvidas no curso compreendem o ensino, a pesquisa e a extensão, donde se busca a integração entre esses três elementos e o envolvimento entre discentes, docentes, a comunidade acadêmica e a sociedade do local onde o curso está inserido. Decompondo-se a sua proposta, chega-se à seguinte configuração expressiva do resumo das atividades do curso:

  • Componentes curriculares obrigatórios: 840h/ 56 créditos/ 34,6% da carga horária total do curso;
  • Componentes curriculares optativos: 780h/ 52 créditos/ 32,1% da carga horária total do curso;
  • Componentes curriculares de Áreas de Concentração: 360h/ 24 créditos/ 14,8% da carga horária total do curso;
  • Componentes curriculares de livre escolha: 300h/ 20 créditos/ 12,3% da carga horária total do curso;
  • Atividades complementares: 120h/ 08 créditos/ 4,9% da carga horária total do curso;

 

 

Perfil do egresso

O Bacharel em Humanidades formado na UFSB caracteriza-se por uma orientação interdisciplinar, autônoma e crítica. Esse profissional está habilitado para exercer funções na administração pública e privada e em organizações que tenham como tarefa coordenar esforços para a consecução de metas econômicas, políticas ou sociais. Sua formação permite que atue em ambientes corporativos, estando particularmente capacitado para o exercício do trabalho em equipes e redes. As características específicas de sua formação generalista permitem ao Bacharel em Humanidades ter expectativa de bom desempenho em provas seletivas para o exercício de funções públicas nas carreiras dos diferentes poderes que constituem o Estado. Ao compreender e aplicar conhecimentos sobre as questões socioculturais, o Bacharel em Humanidades terá uma prática social mais rica e efetiva, enxergando a comunidade como detentora de conhecimentos importantes para viabilizar mudanças sustentáveis em suas próprias condições de vida.

 

 

 

Forma de acesso ao curso

Externamente, o ingresso se dá, através da interligação entre o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e o Sistema de Seleção Unificada (SISU) do Ministério da Educação e Cultura. Internamente, estudantes que entraram na instituição na Área Básica de Ingresso (ABI) ou em outro curso de 1º ciclo (Bacharelados Interdisciplinares ou Licenciaturas Interdisciplinares) poderão, em oportunidades regulares e regidas por edital próprio, realizar a migração para o curso de Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades da Universidade Federal do Sul da Bahia.

 

 

Representação gráfica de um perfil de formação

 

Representação gráfica do percurso acadêmico dos estudantes do Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades durante a Formação Geral (nos três primeiros quadrimestres)

 

Quadrimestre

Componentes curriculares

1º quadrimestre

Universidade e sociedade – 60h

Experiência do sensível – 60h

Língua, território e sociedade – 60h

Matemática e espaço – 60h

Campo das humanidades: saberes e práticas – 60h

xxxxxxxxxxx

xxxxxxxxxxxx

2º quadrimestre

Universidade e desenvolvimento regional e nacional – 60h

Expressão oral em língua inglesa – 60h

Leitura, escrita e sociedade – 30h

Matemática e cotidiano – 30h

Introdução ao raciocínio computacional – 30h

Componente curricular de cultura complementar 60h

Componente curricular de cultura complementar 30h

3º quadrimestre

Universidade e contexto planetário – 60h

Compreensão em língua inglesa – 30h

Oficina de textos em português -60h

Perpectivas matemáticas e computacionais – 60h

xxxxxxxxxxx

Componente curricular de cultura complementar 60h

Componente curricular de cultura complementar 30h

 

Percurso acadêmico na Formação Específica para o estudante que optar pela formação na Grande Área das Humanidades

Quadrimestre

Bloco temático Teórico Metodológico

(Obrigatório)

Bases filosóficas e epistemológicas das humanidades – 60h

Interdisciplinaridades: teorias e práticas – 60h

Metodologias em Humanidades – 60h

Práticas e projetos em humanidades – 30h

Monografia I ou Práticas em humanidades I – 30h

Monografia II ou Práticas em Humanidades II – 60h

CC da Grande Área

Componente curricular de 60h

Componente curricular de 60h

Componente curricular de 60h

Componente curricular de 60h

Componente curricular de 60h

Componente curricular de 60h

CC da Grande Área

Componente curricular de 60h

Componente curricular de 60h

Componente curricular de 60h

Componente curricular de 60h

Componente curricular de 60h

Componente curricular de 60h

CC de livre escolha/ Língua Estrangeira Instrumental (em um dos quadrimestres, preferencialmente o primeiro da Formação Específica)

Língua Estrangeira Instrumetal para as Humanidades (geralmente oferta-se Oficina de Textos em Língua Inglesa – OTLI)

Componente curricular de 60h

Componente curricular de 60h

Componente curricular de 60h

Componente curricular de 60h

Componente curricular de 60h

 

 

Percurso acadêmico na Formação Específica para o estudante que optar por uma das três Áreas de Concentração

Quadrimestre

Bloco temático Teórico Metodológico

(Obrigatório)

Bases filosóficas e epistemológicas das humanidades – 60h

Interdisciplinaridades: teorias e práticas – 60h

Metodologias em Humanidades – 60h

Práticas e projetos em humanidades – 30h

Monografia I ou Práticas em humanidades I – 30h

Monografia II ou Práticas em Humanidades II – 60h

CC da Área de Concentração Escolhida

Componente curricular da Área de Concentração de 60h

Componente curricular da Área de Concentração de 60h

Componente curricular da Área de Concentração de 60h

Componente curricular da Área de Concentração de 60h

Componente curricular da Área de Concentração de 60h

Componente curricular da Área de Concentração de 60h

CC da Grande Área

Componente curricular de 60h

Componente curricular de 60h

Componente curricular de 60h

Componente curricular de 60h

Componente curricular de 60h

Componente curricular de 60h

CC de livre escolha/ Língua Estrangeira Instrumental (em um dos quadrimestres, preferencialmente o primeiro da Formação Específica)

Língua Estrangeira Instrumetal para as Humanidades (geralmente oferta-se Oficina de Textos em Língua Inglesa – OTLI)

Componente curricular de 60h

Componente curricular de 60h

Componente curricular de 60h

Componente curricular de 60h

Componente curricular de 60h

 

 

Observação: As três áreas de concentração contidas no arranjo curricular do curso de Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades são as seguintes:

 

1-      Gestão do Patrimônio Cultural: diáloga com a área mais específica das humanidades, constituindo-se em caminho que leva a cursos de 2º ciclo como Antropologia, sendo composta dos seguintes componentes curriculares (conforme página 25 do PPC-BIH):

  • Patrimônio, acesso público e gestão (60h);
  • Etnologia e etnicidades no Brasil (60h);
  • Antropologia, cultura e sociedade (60h);
  • Temas em perspectivas históricas (60h);
  • Antropologia das populações rurais (60h);
  • O fenômeno urbano na investigação socioantropológica (60h).

 

2-      Culturas, Poderes e Sociedade: adentra em questões voltadas à interface entre sociedade e cultura e funciona como caminho de aproximaçao entre o 1º ciclo (graduação) e o 3º ciclo (pós-graduação) na área das Ciências Sociais, compondo-se com os seguintes componentes curriculares (conforme a página 26 do PPC-BIH):

  • Introdução aos estudos culturais (60h);
  • Comunicação, cultura e diversidades (60h);
  • Antropolgia, cultura e sociedade (60h);
  • Temas em teoria social (60h);
  • Temas em perspectivas históricas (60h);
  • Ciência política (60h).

 

3-      Estado, Sociedade e Participação Cidadã: transita pelo setor das Ciências Sociais Aplicadas, sendo o setor do desenho curricular que se aproxima de cursos de 2º ciclo como Direito, Economia e Administração, tal Área de Concentração abrange os seguintes componentes curriculares (conforme página 26 do PPC-BIH):

  • Território, políticas públicas e participação (60h);
  • Relações sociais e políticas na contemporaneidade (60h);
  • Gestão Pública e social (60h);
  • Cidadania e novos direitos (60h);
  • Noções de direito público (60h);
  • Noções de direito privado (60h).

 

 

Colegiado do curso e Núcleo Docente Estruturante (NDE)

 

Colegiado do curso

O colegiado é o órgão que atua na gestão acadêmica de questões relativas ao curso. Previsto pela legislação nacional, o colegiado também discute, projeta e realiza ações com o intuito de aprimorar o processo de aprendizagem e ensino, valorizando a formação calcada na criticidade, na autonomia, no diálogo entre diferentes racionalidades e campos do saber, na solidez e na pluralidade dos percursos acadêmicos. Abaixo, registra-se a composição do colegiado do curso de Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades do Campus Paulo Freire/ UFSB- Teixeira de Freitas (Portaria do IHAC-CPF nº 02 de 04 de janeiro de 2019).

Titular

Email

Função

Suplente

e-mail

André de Almeida Rego

 

almeida_rego@yahoo.com.br

Coordenador e membro nato (portaria de atual de nomeação para o biênio 2018-2020 IHAC-PPF Nº 19/2018)

Dirceu Benincá

dirceuben@gmail.com

Dirceu Benincá

dirceuben@gmail.com

Vice-coordenador (suplente do coordenador) e membro nato (portaria de atual de nomeação para o biênio 2018-2020 IHAC-PPF Nº 19/2018)

Na ausência do coordenador e do vice, assume a presidência do colegiado o membro nato com maior idade (cf: § 1º, Art. 7º da Resolução 15/2015 do CONSUNI-UFSB)

dirceuben@gmail.com

Ivana Maria Gamerman

ischnitman@gmail.com

ivanaufsb@gmail.com

Membro nato (representante do Bloco Temático Teórico-metodológico)

Milena Dórea de Almeida (membro nato)

milena.dorea@ufsb.edu.br

Francisco Antônio Nunes Neto

xiccco74@gmail.com

Membro nato (representante do Bloco Temático da 1ª Área de Concentração – Gestão do Patrimônio Cultural)

Gilson Brandão de Oliveira Júnior (membro nato)

gilsonbrandaojunior@gmail.com

Herbert Toledo Martins

herbert.ufrb@gmail.com

Membro nato (representante do Bloco Temático da 2ª Área de Concentração – Culturas, poderes e sociedade)

Celso Francisco Gayoso (membro nato)

celso.gayoso@gmail.com

Gílson Vieira Monteiro

gilsonmonteiro@ufsb.edu.br

Membro nato (representante do Bloco Temático da 3ª Área de Concentração – Estado, Sociedade e Participação Cidadã)

Guineverre Alvarez Machado de Melo Gomes (membro nato)

guineverre.alvarez@ufsb.edu.br

guineverre2@hotmail.com

Leandro Lyrio de Sousa

leandro.lyrio@ufsb.edu.br

Representante dos servidores técnico administrativos

Arlete Camargo Alves

arlete.camargo@ufsb.edu.br

Viviane Santana

viih-98@hotmail.com

Representante discente

Amanda Barros Bonfim

  amandabbonfim@gmail.com

 

 

Link de acesso aos currículos da Plataforma Lattes dos membros docentes do Colegiado de Curso do BIH-CPF

Nome

Link de acesso ao currículo na Plataforma Lattes

André de Almeida Rego

http://lattes.cnpq.br/9968427878549062

Dirceu Benincá

http://lattes.cnpq.br/9864052591003574

Ivana Maria Schnitman

http://lattes.cnpq.br/8082726519822963

Francisco Antônio Nunes Neto

http://lattes.cnpq.br/8641511804856429

Gilson Brandão de Oliveira Júnior

http://lattes.cnpq.br/4923251336499512

Herbert Toledo Martins

http://lattes.cnpq.br/7404757966009813

Gílson Vieira Monteiro

http://lattes.cnpq.br/9075952334039287

Milena Dórea de Almeida

http://lattes.cnpq.br/1487033939474941  

Guineverre Alvarez Machado de Melo Gomes

http://lattes.cnpq.br/8580936320363761

Celso Francisco Gayoso

http://lattes.cnpq.br/7045322449446068

 

 

O colegiado de curso, seguindo norma interna, tem de realizar, no mínimo, uma reunião mensal, durante os quadrimestres letivos, a qual se classifica como ordinária, podendo haver reuniões extraordiárias, desde que razoável o motivo de sua convocação e que seja convocada dentro dos critérios de previsibilidade que resolução própria da instituição determina.

Para o ano de 2019, o colegiado de curso, em sessão, aprovou o seguinte cronograma de reuniões ordinárias:

Número

Data

Horário

01

27 de fevereiro de 2019

Das 09h00min às 12h00min

02

27 de março de 2019

Das 09h00min às 12h00min

03

24 de abril de 2019

Das 09h00min às 12h00min

04

29 de maio de 2019

Das 09h00min às 12h00min

05

26 de junho de 2019

Das 09h00min às 12h00min

06

31 de julho de 2019

Das 09h00min às 12h00min

07

14 de agosto de 2019

Das 09h00min às 12h00min

08

25 de setembro de 2019

Das 09h00min às 12h00min

09

30 de outubro de 2019

Das 09h00min às 12h00min

10

20 de novembro de 2019

Das 09h00min às 12h00min

11

04 de dezembro de 2019

Das 09h00min às 12h00min

 

Horário de atendimento ao público por parte da coordenação do colegiado: sexta-feira, das 14h00min às 20h00min (via de regra, na sala de apoio à coordenação de curso).

 

 

 

 

NDE

O Núcleo Docente Estruturante (NDE) é um órgão consultivo, previsto em legislação nacional, com o intuito de atualizar e viabilizar o Projeto Pedagógico de Curso (PPC), de maneira que ele sempre atenda aos requisitos de formação cidadã, acadêmica e profissional e às exigências (sempre em transformação) dos contextos regional-local, nacional e global. O NDE do curso do BIH-CPF tem a seguinte composição (homologada pela portaria do IHAC-CPF de número 003 de 04 de janeiro de 2019):

 

Nome

Função

Link de acesso ao currículo na Plataforma Lattes

Gílson Vieira Monteiro

Coordenador

http://lattes.cnpq.br/9968427878549062

Dirceu Benincá

Membro docente

http://lattes.cnpq.br/9864052591003574

Ivana Maria Schnitman

Membro docente

http://lattes.cnpq.br/8082726519822963

Herbert Toledo Martins

Membro docente

http://lattes.cnpq.br/7404757966009813

André de Almeida Rego

Membro docente

http://lattes.cnpq.br/9075952334039287

 

 

 

Planos de Ensino e Aprendizagem

Registra-se, abaixo, a relação dos Componentes Curriculares (CC) ofertados pelo colegiado do Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades do Campus Paulo Freire, desde o quadrimestre 2016.2 até a oferta mais atual. Ao clicar no nome dos CC, o estudante terá acesso ao respectivo Plano de Ensino e Aprendizagem (PEA):

 

Planos de Ensino e Aprendizagem por Quadrimestre (BIH-CPF)

 

Quadrimestre 2016.2

Bases Filosóficas e Epistemológicas das Humanidades

Etnologia e Etnicidades no Brasil

Introdução aos Estudos Culturais

Metodologias em Humanidades

Questões Socioambientais Contemporâneas

Relações Sociais e Políticas na Contemporaneidade

Temas em Teoria Social

 

Quadrimestre 2016.3

Ciência Política

Fundamentos de Psicologia: ciência e profissão

Gestão Pública e Social

Interdisciplinaridades: teorias e práticas

Patrimônio Cultural, Acesso Público e Gestão

Retórica

Teorias do Estado

 

Quadrimestre 2017.1

Antropologia das Populações Rurais

Bases Históricas e Epistemológicas das Psicologias

Introdução aos Estudos Culturais

Metodologias em Humanidades

Monografia I

Práticas em Humanidades I

Temas em Perspectiva Histórica

Território, Políticas Públicas e Participação

 

Quadrimestre 2017.2

Antropologia, Cultura e Sociedade

Bases Filosóficas e Epistemológicas das Humanidades

Monografia II

Noções de Direito Privado

O Fenômeno Urbano na Investigação Sócio-antropológica

Práticas e Projetos em Humanidades

Práticas em Humanidades II

Subjetividades e Modos de Subjetivação

Teorias e Métodos em História

 

Quadrimestre 2017.3

Antropologia das Populações Rurais

Comunicação, Cultura e Diversidade

Fundamentos de Psicologia: ciência e profissão

História Cultural e História Social

Interdisciplinaridades: teorias e práticas

Monografia I

Noções de Direito Público

Práticas em Humanidades I

Tópicos de História da África

 

 

Quadrimestre 2018.1

Bases Históricas e Epistemológicas das Psicologias

Cidadania e Novos Direitos

Introdução aos Estudos Culturais

Metodologias em Humanidades

Monografia II

O Fenômeno Urbano na Investigação Sócio-antropológica

Práticas em Interculturalidades I

Práticas em Humanidades II

Temas em Perspectivas Históricas

Temas em Teoria Social

Violência e Subjetividade

 

 

Quadrimestre 2018.2

Bases Filosóficas e Epistemológicas das Humanidades

Campo das Humanidades: saberes e práticas

Etnologia e Etnicidades no Brasil

Fundamentos da Perspectiva Histórica

Pensamento Social e Político na Formação do Brasil

Práticas e Projetos em Humanidades

Subjetividade e Modos de Subjetivação

Temas em Teoria Social

Quadrimestre 2018.3

Ciência do Direito

Fundamentos de Psicologia: ciência e profissão

Gestão Pública e Social

Interdisciplinaridades: teorias e práticas

Introdução aos Estudos Culturais

Monografia I/ Práticas em Humanidades I

Patrimônio Cultural, Acesso Público e Gestão

Retórica

Sociologia Jurídica

Teoria da História: história econômica e história política

 

 

 

Coordenação do Programa: ELIZARDO SCARPATI COSTA

Telefone/Ramal:

E-mail: Nenhum conteúdo disponível até o momento

Título do Profissional: Bacharel em Humanidades Área de Conhecimento CNPQ: Ciências Humanas Convênio Acadêmico : Nenhum conteúdo disponível até o momento Modalidade de Curso: Presencial
Calendário Fique por dentro dos eventos relacionados ao nosso Calendário Acadêmico.
  • 07/10/2024 - 09/10/2024 · Matrícula para o período 2024.2.
  • 21/10/2024 · Início do período letivo 2024.2.
  • 07/10/2024 - 09/10/2024 · Matrícula para o período 2024.2.
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