Apresentação do curso de Bacharelado Interddisciplinar em Humanidades:
Perfil do curso
NOME: Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades da Universidade Federal do Sul da Bahia
MODALIDADE: Bacharelado Interdisciplinar (BI)
OBJETIVO: Oferecer formação ampla no campo das Humanidades, em diálogo interdisciplinar com as demais áreas do conhecimento, promovendo uma formação crítica e cidadã por meio da aprendizagem autônoma de fundamentos conceituais e metodológicos nas áreas das Humanidades e possibilitando o aprofundamento da formação profissional, o ingresso em curso de pós-graduação e/ou uma inserção multidimensional na vida social e laboral.
CAMPUS DE OFERTA:
- Campus Paulo Freire (Teixeira de Freitas)
CÓDIGO E-MEC: 1293075 (Teixeira de Freitas)
ATO AUTORIZATIVO: Resolução UFSB 012/2014 (Teixeira de Freitas)
VAGAS ANUAIS (máximo): 60 diretamente e 60 por meio de ABI (total 120)
TURNO: Vespertino e Noturno
REGIME LETIVO: Quadrimestral
PERÍODO MÍNIMO PARA A INTEGRALIZAÇÃO DO CURSO: 09 quadrimestres letivos
PERÍODO MÁXIMO PARA A INTEGRALIZAÇÃO DO CURSO: 15 quadrimestres (Vespertino) e 18 quadrimestres letivos (Noturno)
CARGA HORÁRIA/CREDITAÇÃO PREVISTAS:
a) Carga horária de formação geral: 900 horas ou mínimo de 62 Créditos
b) Carga horária formação específica: 1 500 horas ou mínimo de 100 Créditos
c) Carga horária total: 2 400 horas ou mínimo de 162 Créditos
Atividade do curso
As atividades desenvolvidas no curso compreendem o ensino, a pesquisa e a extensão, donde se busca a integração entre esses três elementos e o envolvimento entre discentes, docentes, a comunidade acadêmica e a sociedade do local onde o curso está inserido. Decompondo-se a sua proposta, chega-se à seguinte configuração expressiva do resumo das atividades do curso:
Perfil do egresso
O Bacharel em Humanidades formado na UFSB caracteriza-se por uma orientação interdisciplinar, autônoma e crítica. Esse profissional está habilitado para exercer funções na administração pública e privada e em organizações que tenham como tarefa coordenar esforços para a consecução de metas econômicas, políticas ou sociais. Sua formação permite que atue em ambientes corporativos, estando particularmente capacitado para o exercício do trabalho em equipes e redes. As características específicas de sua formação generalista permitem ao Bacharel em Humanidades ter expectativa de bom desempenho em provas seletivas para o exercício de funções públicas nas carreiras dos diferentes poderes que constituem o Estado. Ao compreender e aplicar conhecimentos sobre as questões socioculturais, o Bacharel em Humanidades terá uma prática social mais rica e efetiva, enxergando a comunidade como detentora de conhecimentos importantes para viabilizar mudanças sustentáveis em suas próprias condições de vida.
Forma de acesso ao curso
Externamente, o ingresso se dá, através da interligação entre o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e o Sistema de Seleção Unificada (SISU) do Ministério da Educação e Cultura. Internamente, estudantes que entraram na instituição na Área Básica de Ingresso (ABI) ou em outro curso de 1º ciclo (Bacharelados Interdisciplinares ou Licenciaturas Interdisciplinares) poderão, em oportunidades regulares e regidas por edital próprio, realizar a migração para o curso de Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades da Universidade Federal do Sul da Bahia.
Representação gráfica de um perfil de formação
Representação gráfica do percurso acadêmico dos estudantes do Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades durante a Formação Geral (nos três primeiros quadrimestres)
Quadrimestre |
Componentes curriculares |
||||||
1º quadrimestre |
Universidade e sociedade – 60h |
Experiência do sensível – 60h |
Língua, território e sociedade – 60h |
Matemática e espaço – 60h |
Campo das humanidades: saberes e práticas – 60h |
xxxxxxxxxxx |
xxxxxxxxxxxx |
2º quadrimestre |
Universidade e desenvolvimento regional e nacional – 60h |
Expressão oral em língua inglesa – 60h |
Leitura, escrita e sociedade – 30h |
Matemática e cotidiano – 30h |
Introdução ao raciocínio computacional – 30h |
Componente curricular de cultura complementar 60h |
Componente curricular de cultura complementar 30h |
3º quadrimestre |
Universidade e contexto planetário – 60h |
Compreensão em língua inglesa – 30h |
Oficina de textos em português -60h |
Perpectivas matemáticas e computacionais – 60h |
xxxxxxxxxxx |
Componente curricular de cultura complementar 60h |
Componente curricular de cultura complementar 30h |
Percurso acadêmico na Formação Específica para o estudante que optar pela formação na Grande Área das Humanidades
Quadrimestre |
4º |
5º |
6º |
7º |
8º |
9º |
Bloco temático Teórico Metodológico (Obrigatório) |
Bases filosóficas e epistemológicas das humanidades – 60h |
Interdisciplinaridades: teorias e práticas – 60h |
Metodologias em Humanidades – 60h |
Práticas e projetos em humanidades – 30h |
Monografia I ou Práticas em humanidades I – 30h |
Monografia II ou Práticas em Humanidades II – 60h |
CC da Grande Área |
Componente curricular de 60h |
Componente curricular de 60h |
Componente curricular de 60h |
Componente curricular de 60h |
Componente curricular de 60h |
Componente curricular de 60h |
CC da Grande Área |
Componente curricular de 60h |
Componente curricular de 60h |
Componente curricular de 60h |
Componente curricular de 60h |
Componente curricular de 60h |
Componente curricular de 60h |
CC de livre escolha/ Língua Estrangeira Instrumental (em um dos quadrimestres, preferencialmente o primeiro da Formação Específica) |
Língua Estrangeira Instrumetal para as Humanidades (geralmente oferta-se Oficina de Textos em Língua Inglesa – OTLI) |
Componente curricular de 60h |
Componente curricular de 60h |
Componente curricular de 60h |
Componente curricular de 60h |
Componente curricular de 60h |
Percurso acadêmico na Formação Específica para o estudante que optar por uma das três Áreas de Concentração
Quadrimestre |
4º |
5º |
6º |
7º |
8º |
9º |
Bloco temático Teórico Metodológico (Obrigatório) |
Bases filosóficas e epistemológicas das humanidades – 60h |
Interdisciplinaridades: teorias e práticas – 60h |
Metodologias em Humanidades – 60h |
Práticas e projetos em humanidades – 30h |
Monografia I ou Práticas em humanidades I – 30h |
Monografia II ou Práticas em Humanidades II – 60h |
CC da Área de Concentração Escolhida |
Componente curricular da Área de Concentração de 60h |
Componente curricular da Área de Concentração de 60h |
Componente curricular da Área de Concentração de 60h |
Componente curricular da Área de Concentração de 60h |
Componente curricular da Área de Concentração de 60h |
Componente curricular da Área de Concentração de 60h |
CC da Grande Área |
Componente curricular de 60h |
Componente curricular de 60h |
Componente curricular de 60h |
Componente curricular de 60h |
Componente curricular de 60h |
Componente curricular de 60h |
CC de livre escolha/ Língua Estrangeira Instrumental (em um dos quadrimestres, preferencialmente o primeiro da Formação Específica) |
Língua Estrangeira Instrumetal para as Humanidades (geralmente oferta-se Oficina de Textos em Língua Inglesa – OTLI) |
Componente curricular de 60h |
Componente curricular de 60h |
Componente curricular de 60h |
Componente curricular de 60h |
Componente curricular de 60h |
Observação: As três áreas de concentração contidas no arranjo curricular do curso de Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades são as seguintes:
1- Gestão do Patrimônio Cultural: diáloga com a área mais específica das humanidades, constituindo-se em caminho que leva a cursos de 2º ciclo como Antropologia, sendo composta dos seguintes componentes curriculares (conforme página 25 do PPC-BIH):
2- Culturas, Poderes e Sociedade: adentra em questões voltadas à interface entre sociedade e cultura e funciona como caminho de aproximaçao entre o 1º ciclo (graduação) e o 3º ciclo (pós-graduação) na área das Ciências Sociais, compondo-se com os seguintes componentes curriculares (conforme a página 26 do PPC-BIH):
3- Estado, Sociedade e Participação Cidadã: transita pelo setor das Ciências Sociais Aplicadas, sendo o setor do desenho curricular que se aproxima de cursos de 2º ciclo como Direito, Economia e Administração, tal Área de Concentração abrange os seguintes componentes curriculares (conforme página 26 do PPC-BIH):
Colegiado do curso e Núcleo Docente Estruturante (NDE)
Colegiado do curso
O colegiado é o órgão que atua na gestão acadêmica de questões relativas ao curso. Previsto pela legislação nacional, o colegiado também discute, projeta e realiza ações com o intuito de aprimorar o processo de aprendizagem e ensino, valorizando a formação calcada na criticidade, na autonomia, no diálogo entre diferentes racionalidades e campos do saber, na solidez e na pluralidade dos percursos acadêmicos. Abaixo, registra-se a composição do colegiado do curso de Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades do Campus Paulo Freire/ UFSB- Teixeira de Freitas (Portaria do IHAC-CPF nº 02 de 04 de janeiro de 2019).
Titular |
|
Função |
Suplente |
|
André de Almeida Rego
|
Coordenador e membro nato (portaria de atual de nomeação para o biênio 2018-2020 IHAC-PPF Nº 19/2018) |
Dirceu Benincá |
||
Dirceu Benincá |
Vice-coordenador (suplente do coordenador) e membro nato (portaria de atual de nomeação para o biênio 2018-2020 IHAC-PPF Nº 19/2018) |
Na ausência do coordenador e do vice, assume a presidência do colegiado o membro nato com maior idade (cf: § 1º, Art. 7º da Resolução 15/2015 do CONSUNI-UFSB) |
||
Ivana Maria Gamerman |
Membro nato (representante do Bloco Temático Teórico-metodológico) |
Milena Dórea de Almeida (membro nato) |
||
Francisco Antônio Nunes Neto |
Membro nato (representante do Bloco Temático da 1ª Área de Concentração – Gestão do Patrimônio Cultural) |
Gilson Brandão de Oliveira Júnior (membro nato) |
||
Herbert Toledo Martins |
Membro nato (representante do Bloco Temático da 2ª Área de Concentração – Culturas, poderes e sociedade) |
Celso Francisco Gayoso (membro nato) |
||
Gílson Vieira Monteiro |
Membro nato (representante do Bloco Temático da 3ª Área de Concentração – Estado, Sociedade e Participação Cidadã) |
Guineverre Alvarez Machado de Melo Gomes (membro nato) |
||
Leandro Lyrio de Sousa |
Representante dos servidores técnico administrativos |
Arlete Camargo Alves |
||
Viviane Santana |
Representante discente |
Amanda Barros Bonfim |
Link de acesso aos currículos da Plataforma Lattes dos membros docentes do Colegiado de Curso do BIH-CPF
Nome |
Link de acesso ao currículo na Plataforma Lattes |
André de Almeida Rego |
|
Dirceu Benincá |
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Ivana Maria Schnitman |
|
Francisco Antônio Nunes Neto |
|
Gilson Brandão de Oliveira Júnior |
|
Herbert Toledo Martins |
|
Gílson Vieira Monteiro |
|
Milena Dórea de Almeida |
|
Guineverre Alvarez Machado de Melo Gomes |
|
Celso Francisco Gayoso |
O colegiado de curso, seguindo norma interna, tem de realizar, no mínimo, uma reunião mensal, durante os quadrimestres letivos, a qual se classifica como ordinária, podendo haver reuniões extraordiárias, desde que razoável o motivo de sua convocação e que seja convocada dentro dos critérios de previsibilidade que resolução própria da instituição determina.
Para o ano de 2019, o colegiado de curso, em sessão, aprovou o seguinte cronograma de reuniões ordinárias:
Número |
Data |
Horário |
01 |
27 de fevereiro de 2019 |
Das 09h00min às 12h00min |
02 |
27 de março de 2019 |
Das 09h00min às 12h00min |
03 |
24 de abril de 2019 |
Das 09h00min às 12h00min |
04 |
29 de maio de 2019 |
Das 09h00min às 12h00min |
05 |
26 de junho de 2019 |
Das 09h00min às 12h00min |
06 |
31 de julho de 2019 |
Das 09h00min às 12h00min |
07 |
14 de agosto de 2019 |
Das 09h00min às 12h00min |
08 |
25 de setembro de 2019 |
Das 09h00min às 12h00min |
09 |
30 de outubro de 2019 |
Das 09h00min às 12h00min |
10 |
20 de novembro de 2019 |
Das 09h00min às 12h00min |
11 |
04 de dezembro de 2019 |
Das 09h00min às 12h00min |
Horário de atendimento ao público por parte da coordenação do colegiado: sexta-feira, das 14h00min às 20h00min (via de regra, na sala de apoio à coordenação de curso).
NDE
O Núcleo Docente Estruturante (NDE) é um órgão consultivo, previsto em legislação nacional, com o intuito de atualizar e viabilizar o Projeto Pedagógico de Curso (PPC), de maneira que ele sempre atenda aos requisitos de formação cidadã, acadêmica e profissional e às exigências (sempre em transformação) dos contextos regional-local, nacional e global. O NDE do curso do BIH-CPF tem a seguinte composição (homologada pela portaria do IHAC-CPF de número 003 de 04 de janeiro de 2019):
Nome |
Função |
Link de acesso ao currículo na Plataforma Lattes |
Gílson Vieira Monteiro |
Coordenador |
|
Dirceu Benincá |
Membro docente |
|
Ivana Maria Schnitman |
Membro docente |
|
Herbert Toledo Martins |
Membro docente |
|
André de Almeida Rego |
Membro docente |
Planos de Ensino e Aprendizagem
Registra-se, abaixo, a relação dos Componentes Curriculares (CC) ofertados pelo colegiado do Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades do Campus Paulo Freire, desde o quadrimestre 2016.2 até a oferta mais atual. Ao clicar no nome dos CC, o estudante terá acesso ao respectivo Plano de Ensino e Aprendizagem (PEA):
Planos de Ensino e Aprendizagem por Quadrimestre (BIH-CPF)
Quadrimestre 2016.2
Bases Filosóficas e Epistemológicas das Humanidades
Etnologia e Etnicidades no Brasil
Introdução aos Estudos Culturais
Metodologias em Humanidades
Questões Socioambientais Contemporâneas
Relações Sociais e Políticas na Contemporaneidade
Temas em Teoria Social
Quadrimestre 2016.3
Ciência Política
Fundamentos de Psicologia: ciência e profissão
Gestão Pública e Social
Interdisciplinaridades: teorias e práticas
Patrimônio Cultural, Acesso Público e Gestão
Retórica
Teorias do Estado
Quadrimestre 2017.1
Antropologia das Populações Rurais
Bases Históricas e Epistemológicas das Psicologias
Introdução aos Estudos Culturais
Metodologias em Humanidades
Monografia I
Práticas em Humanidades I
Temas em Perspectiva Histórica
Território, Políticas Públicas e Participação
Quadrimestre 2017.2
Antropologia, Cultura e Sociedade
Bases Filosóficas e Epistemológicas das Humanidades
Monografia II
Noções de Direito Privado
O Fenômeno Urbano na Investigação Sócio-antropológica
Práticas e Projetos em Humanidades
Práticas em Humanidades II
Subjetividades e Modos de Subjetivação
Teorias e Métodos em História
Quadrimestre 2017.3
Antropologia das Populações Rurais
Comunicação, Cultura e Diversidade
Fundamentos de Psicologia: ciência e profissão
História Cultural e História Social
Interdisciplinaridades: teorias e práticas
Monografia I
Noções de Direito Público
Práticas em Humanidades I
Tópicos de História da África
Quadrimestre 2018.1
Bases Históricas e Epistemológicas das Psicologias
Cidadania e Novos Direitos
Introdução aos Estudos Culturais
Metodologias em Humanidades
Monografia II
O Fenômeno Urbano na Investigação Sócio-antropológica
Práticas em Interculturalidades I
Práticas em Humanidades II
Temas em Perspectivas Históricas
Temas em Teoria Social
Violência e Subjetividade
Quadrimestre 2018.2
Bases Filosóficas e Epistemológicas das Humanidades
Campo das Humanidades: saberes e práticas
Etnologia e Etnicidades no Brasil
Fundamentos da Perspectiva Histórica
Pensamento Social e Político na Formação do Brasil
Práticas e Projetos em Humanidades
Subjetividade e Modos de Subjetivação
Temas em Teoria Social
Quadrimestre 2018.3
Ciência do Direito
Fundamentos de Psicologia: ciência e profissão
Gestão Pública e Social
Interdisciplinaridades: teorias e práticas
Introdução aos Estudos Culturais
Monografia I/ Práticas em Humanidades I
Patrimônio Cultural, Acesso Público e Gestão
Retórica
Sociologia Jurídica
Teoria da História: história econômica e história política
Telefone/Ramal:
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