Presentation

O Bacharelado Interdisciplinar em Ciências (BI Ciências) é um curso de graduação pleno cujo objetivo é oferecer formação geral, articulada a uma formação ampla no campo das Ciências, promotora de criatividade, empreendedorismo e do desenvolvimento de competências e habilidades.

 

O Bacharelado Interdisciplinar em Ciências é um curso de graduação cujo objetivo é:

 

1. Formar um profissional capacitado a atuar no mercado de trabalho, com plena capacidade científica e técnica, ética, atualização tecnológica e científica e num conceito ampliado de cidadania;

2. Possibilitar ao estudante a aquisição de competências e habilidades gerais e específicas para o aprendizado de fundamentos conceituais e metodológicos para uma posterior formação profissional e/ou ingresso em curso de pós-graduação;

3. Viabilizar uma formação ampla no campo das Ciências, promovendo competências e habilidades que proporcionem um aprendizado cognitivo e sensível, promovendo criatividade e empreendedorismo;

4. Oferecer possibilidades na formação específica, através de áreas de concentração, que permitam a ampliação das oportunidades no mundo do trabalho e o aproveitamento para os cursos profissionais de 2 ciclo da UFSB e demais universidade parceiras.

 

O BI Ciências é dividido em duas etapas:

A) Formação Geral: correspondendo aos três primeiros quadrimestres do curso –, comum a todos os BIs, destina-se à aquisição de competências e habilidades que permitam compreensão pertinente e crítica da complexa realidade regional, nacional e global. Esta etapa tem carga horária mínima de 900 horas ou 60 créditos.

B) Formação Específica: oferece duas opções: a) ingressar em uma Área de Concentração (AC) específica; e b) diversificação dos estudos, independentemente de AC, que assegura formação interdisciplinar no campo das Ciências.

 

Para facilitar a preparação dos que pretendem tomar o BI Ciências como requisito para formação profissional no segundo ciclo, adota-se o conceito de Área de Concentração (AC), definida como um conjunto de estudos teóricos e aplicados que tenham coerência interna e estejam a serviço da construção de certa trajetória acadêmica e/ou profissional.

 

O egresso do curso terá duas alternativas de titulação em seu diploma:

a) Se optar pela permanência na Grande Área de Ciências, receberá o título de Bacharel em Ciências.

b) Se optar por uma das Áreas de Concentração, receberá o título de Bacharel em Ciências com menção na Área de Concentração cuja definição será baseada no grupo de Componentes Curriculares básicos para carreiras profissionais ou acadêmicas específicas escolhidas pelo estudante. Exemplo: Área de Concentração em Estudos Ambientais.

Program Coordination: SILVIO TAROU SASAKI

Phone:

E-mail: bi.ciencias.csc@ufsb.edu.br

Professional Title: Bacharel em Ciências CNPQ's Knowledge Area: Ciências Exatas e da Terra Academic Agreement : Not available at this moment Course Modality: Presencial
Calendar Stay informed about the events related to our Academic Calendar.
  • 05/02/2024 - 09/02/2024 · Enrollment for the semester 2024.1.
  • 04/03/2024 · Start of semester 2024.1.
News See below the news available for our course
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação -   | Copyright © 2006-2024 - UFRN - 6b062eeef8db.sigaa2-prod