O curso de Licenciatura Interdisciplinar em Artes é um curso de graduação plena, que objetiva a formação de professores em Artes, de modo interdisciplinar, interprofissional, interepistêmico e intercultural, tomando este campo como solo de elaboração e fundamentação de uma cultura humanística, artística e científica ampla, contemporânea, sensível, atenta às práticas comunitárias, sócio e ambientalmente responsáveis. Busca tratar as Artes como um campo contínuo de saberes e práticas, no qual são trabalhadas, por meio de um amplo leque de experiências estéticas: a formação da atitude analítica e reflexiva; a desenvoltura criativa, inventiva e dialógica; a atenção estética ao mundo; o uso inventivo e autônomo de novas tecnologias; a autonomia na aprendizagem e espírito investigativo; por fim, a capacidade indutora e propositiva de projetos. Com tais qualidades, o educador em Artes poderá trabalhar qualificadamente na rede de escolas da Educação Básica, incorporando à prática docente suas pesquisas e práticas artísticas.
Título profissional: Licenciatura Interdisciplinar em Artes e suas Tecnologias
Área de conhecimento: 80310001 Educação Artística (Capes) / 0114 Formação de professores em áreas específicas (INEP)
Modalidade: Educação Presencial
Duração: 10 quadrimestres (mínimo) e 18 quadrimestres (máximo)
Turno: Noturno
Número de vagas: 180
Área de atuação:
Como as demais LIs da UFSB, a Licenciatura em Artes e suas Tecnologias abre para o seu egresso as seguintes possibilidades:
(1) atuar como docente na Educação Básica;
(2) seguir para o 2º ciclo (formação profissional específica);
(3) submeter-se à seleção para o 3o ciclo (pós- graduação);
A partir de tal formação, o egresso poderá atuar em três diferentes e interconectados campos:
1) Como educador, promoverá, mediante a inserção na educação formal ou não-formal, a educação estética e artística entre crianças, adolescentes e jovens, por meio de um espectro amplo de mitologias, imaginários, narrativas, grafismos, movimentos, corporalidades, objetos, sabores, vestuários, línguas e sonoridades que compõem a rica paleta expressiva das culturas existentes no Brasil e nas Américas.
2) Como artista, contará com um amplo universo de referências artísticas atualizadas por civilizações presentes em seu continente e será provocado pelo debate das proposições contemporâneas do campo das artes.
3) Como gestor de políticas de educação e culturais, estará capacitado a reconhecer a profundidade e o refinamento das expressões artísticas e culturais do Sul da Bahia, dando especial atenção aos saberes e fazeres dos povos tradicionais e populares, respondendo de forma ética e qualificada à demanda de apoio, valorização e divulgação de todas as culturas, entendendo-as em todo seu potencial.
Perfil do egresso:
Busca-se formar um professor com autonomia profissional, autor e pesquisador de sua própria prática, que se reconhece como sujeito em processo de formação permanente. Sua formação se dará por meio de ateliês e componentes curriculares obrigatórios, optativos e livres, práticas pedagógicas e estágio supervisionado. O egresso da LI em Artes e suas Tecnologias da UFSB terá formação plena para a docência no Ensino Básico. Deverá atuar em componentes curriculares interdisciplinares e, especificamente, na Educação Artística, integrando competências para uma prática interdisciplinar e intercultural. Promoverá, de forma consciente, sensível, ética e qualificada, os saberes e práticas das comunidades com as quais convive. Será capaz de reconhecer a complexidade social e educacional da sua região e atuar em prol da transformação da realidade. O egresso deste curso deverá antes de tudo ser conhecedor e reconhecedor das expressões estéticas e dos seus fundamentos filosóficos, ontológicos, linguísticos e históricos dos diferentes povos que formam o rico tecido cultural das Américas. Será capaz de aprender continuamente, analisar criticamente a arte como um conhecimento humano articulado no âmbito sensível-cognitivo, por meio do qual elaboramos significados, sensibilidades e concepções sobre o mundo. Sua ampla abertura às práticas não hegemônicas das artes lhe permitirá uma relação estendida com as possibilidades de realização estética contemporânea.
MATRIZ CURRICULAR
a) Formação geral: 900h
b) Componente obrigatórios: Ateliês 360h + um CC 60h
c) Práticas compartilhadas em Estágio Supervisionado: 405h
d) Componentes obrigatórios do Tronco Comum de formação de professores: 330h
e) Componentes obrigatórios de Escolha Restrita: 120h
f) Componentes optativos: 610h
g) Componentes Livres: 180h
h) Atividades complementares: 240h
Carga horária total: 3.205 horas
FORMAS DE INGRESSO
O ingresso na Licenciatura Interdisciplinar em Artes e suas tecnologias se dá pelo Enem/SISu. Há reserva de vagas para egressos do ensino médio em escola pública, com recorte étnico-racial equivalente à proporção censitária do Estado da Bahia, sendo metade dessas vagas destinadas a estudantes de famílias de baixa-renda. Nos campi, a cota é de 55% e na rede de Colégios Universitários, de 85%.
Telefone/Ramal:
E-mail: li.artes.csc@ufsb.edu.br