• O sistema será reiniciado às 17:00 para fins de atualização de funcionalidades. Pedimos a todos que salvem seus trabalhos para que não haja transtornos.
    Agradecemos a compreensão, em 1 minuto o sistema estará de volta.
Apresentação

O curso de Licenciatura Interdisciplinar em Artes é um curso de graduação plena, que objetiva a formação de professores em Artes, de modo interdisciplinar, interprofissional, interepistêmico e intercultural, tomando este campo como solo de elaboração e fundamentação de uma cultura humanística, artística e científica ampla, contemporânea, sensível, atenta às práticas comunitárias, sócio e ambientalmente responsáveis. Busca tratar as Artes como um campo contínuo de saberes e práticas, no qual são trabalhadas, por meio de um amplo leque de experiências estéticas: a formação da atitude analítica e reflexiva; a desenvoltura criativa, inventiva e dialógica; a atenção estética ao mundo; o uso inventivo e autônomo de novas tecnologias; a autonomia na aprendizagem e espírito investigativo; por fim, a capacidade indutora e propositiva de projetos. Com tais qualidades, o educador em Artes poderá trabalhar qualificadamente na rede de escolas da Educação Básica, incorporando à prática docente suas pesquisas e práticas artísticas. 


Título profissional: Licenciatura Interdisciplinar em Artes e suas Tecnologias

Área de conhecimento: 80310001 Educação Artística (Capes) /  0114 Formação de professores em áreas específicas (INEP) 

Modalidade: Educação Presencial

Duração: 10 quadrimestres (mínimo) e 18 quadrimestres (máximo)

Turno: Noturno

Número de vagas: 180


Área de atuação: 

Como as demais LIs da UFSB, a Licenciatura em Artes e suas Tecnologias abre para o seu egresso as seguintes possibilidades: 

(1) atuar como docente na Educação Básica; 

(2) seguir para o 2º ciclo (formação profissional específica); 

(3) submeter-se à seleção para o 3o ciclo (pós- graduação); 


A partir de tal formação, o egresso poderá atuar em três diferentes e interconectados campos: 

1) Como educador, promoverá, mediante a inserção na educação formal ou não-formal, a educação estética e artística entre crianças, adolescentes e jovens, por meio de um espectro amplo de mitologias, imaginários, narrativas, grafismos, movimentos, corporalidades, objetos, sabores, vestuários, línguas e sonoridades que compõem a rica paleta expressiva das culturas existentes no Brasil e nas Américas. 

2) Como artista, contará com um amplo universo de referências artísticas atualizadas por civilizações presentes em seu continente e será provocado pelo debate das proposições contemporâneas do campo das artes. 

3) Como gestor de políticas de educação e culturais, estará capacitado a reconhecer a profundidade e o refinamento das expressões artísticas e culturais do Sul da Bahia, dando especial atenção aos saberes e fazeres dos povos tradicionais e populares, respondendo de forma ética e qualificada à demanda de apoio, valorização e divulgação de todas as culturas, entendendo-as em todo seu potencial.


Perfil do egresso: 

Busca-se formar um professor com autonomia profissional, autor e pesquisador de sua própria prática, que se reconhece como sujeito em processo de formação permanente. Sua formação se dará por meio de ateliês e componentes curriculares obrigatórios, optativos e livres, práticas pedagógicas e estágio supervisionado. O egresso da LI em Artes e suas Tecnologias da UFSB terá formação plena para a docência no Ensino Básico. Deverá atuar em componentes curriculares interdisciplinares e, especificamente, na Educação Artística, integrando competências para uma prática interdisciplinar e intercultural. Promoverá, de forma consciente, sensível, ética e qualificada, os saberes e práticas das comunidades com as quais convive. Será capaz de reconhecer a complexidade social e educacional da sua região e atuar em prol da transformação da realidade. O egresso deste curso deverá antes de tudo ser conhecedor e reconhecedor das expressões estéticas e dos seus fundamentos filosóficos, ontológicos, linguísticos e históricos dos diferentes povos que formam o rico tecido cultural das Américas. Será capaz de aprender continuamente, analisar criticamente a arte como um conhecimento humano articulado no âmbito sensível-cognitivo, por meio do qual elaboramos significados, sensibilidades e concepções sobre o mundo. Sua ampla abertura às práticas não hegemônicas das artes lhe permitirá uma relação estendida com as possibilidades de realização estética contemporânea.


MATRIZ CURRICULAR

a) Formação geral: 900h 

b) Componente obrigatórios: Ateliês 360h + um CC 60h 

c) Práticas compartilhadas em Estágio Supervisionado: 405h 

d) Componentes obrigatórios do Tronco Comum de formação de professores: 330h 

e) Componentes obrigatórios de Escolha Restrita: 120h

f) Componentes optativos: 610h

g) Componentes Livres: 180h 

h) Atividades complementares: 240h

Carga horária total: 3.205 horas


FORMAS DE INGRESSO

O ingresso na Licenciatura Interdisciplinar em Artes e suas tecnologias se dá pelo Enem/SISu. Há reserva de vagas para egressos do ensino médio em escola pública, com recorte étnico-racial equivalente à proporção censitária do Estado da Bahia, sendo metade dessas vagas destinadas a estudantes de famílias de baixa-renda. Nos campi, a cota é de 55% e na rede de Colégios Universitários, de 85%.


Coordenação do Programa: PAMELA PEREGRINO DA CRUZ

Telefone/Ramal: (73) 3288-8430 | (73) 99843-3149

E-mail: li.artes.csc@ufsb.edu.br

Título do Profissional: Licenciado em Artes e suas Tecnologias Área de Conhecimento CNPQ: Lingüística, Letras e Artes Convênio Acadêmico : Nenhum conteúdo disponível até o momento Modalidade de Curso: Presencial
Calendário Fique por dentro dos eventos relacionados ao nosso Calendário Acadêmico.
  • 05/02/2024 - 09/02/2024 · Matrícula para o período 2024.1.
  • 04/03/2024 · Início do período letivo 2024.1.
Notícias Veja abaixo as noticias referentes ao nosso Curso.
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação -   | Copyright © 2006-2024 - UFRN - 6b062eeef8db.sigaa2-prod