Apresentação

A Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Humanas e Sociais e suas Tecnologias vem preencher importante lacuna acadêmica no que concerne à formação interdisciplinar dos professores da Educação Básica, projeto que vai ao encontro do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio (Portaria nº 1.140, de 22 de novembro de 2013). Neste documento detalham-se as principais justificativas para a criação de uma Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Humanas e Sociais na Região Sul da Bahia, dentro do contexto de criação de um novo modelo de educação superior voltada a formação de docentes para a educação básica.
A UFSB possui uma área de abrangência composta por 48 municípios, ocupando 40.384 km, situada na costa meridional do Estado da Bahia. Sua população totaliza 1.520.037 habitantes (dados do Censo 2010). A maior parte dos municípios é de pequeno porte; apenas o município de Itabuna ultrapassa 200 mil habitantes e cinco outros (Ilhéus, Teixeira de Freitas, Porto Seguro, Eunápolis e Itamaraju) têm mais de 50 mil habitantes.
Recentemente, emerge no Brasil o modelo de ciclos de formação com modularidade progressiva. Tal modelo tem como base cursos de formação geral em primeiro ciclo, pré-requisito para formação profissional de graduação ou para formação em pós-graduação em ciências, humanidades, artes e linguagens. O regime de ciclos abre uma possibilidade real de mudanças na preparação do profissional das Ciências Humanas e Sociais para o mundo contemporâneo, com a expectativa de que esse profissional busque assegurar princípios éticos de equidade e solidariedade no mundo contemporâneo.
Além disso, o regime de ciclos pode ampliar o contato do estudante com tecnologias avançadas de ensino-aprendizagem, promovendo um diálogo qualificado com outros centros de educação e pesquisa, mediante programas metapresenciais de educação continuada, que vêm sendo pouco explorados nas universidades brasileiras, mas que abrem portas para discussão e aprimoramento das práticas no campo das Ciências Humanas e Sociais. 

Coordenação do Programa: ANGELA MARIA GARCIA

Telefone/Ramal:

E-mail: Nenhum conteúdo disponível até o momento

Título do Profissional: Licenciado em Ciências Humanas e Sociais e suas Tecnologias Área de Conhecimento CNPQ: Ciências Humanas Convênio Acadêmico : Nenhum conteúdo disponível até o momento Modalidade de Curso: Presencial Endereço Alternativo: http://www.ufsb.edu.br/ihac/li/li-ciencias-humanas-e-suas-tecnologias
Calendário Fique por dentro dos eventos relacionados ao nosso Calendário Acadêmico.
  • 05/02/2024 - 09/02/2024 · Matrícula para o período 2024.1.
  • 04/03/2024 · Início do período letivo 2024.1.
Notícias Veja abaixo as noticias referentes ao nosso Curso.
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação -   | Copyright © 2006-2024 - UFRN - 6b062eeef8db.sigaa2-prod