Apresentação











Engenharia Agrícola e Ambiental

 

O profissional formado no curso de Engenharia Agrícola e Ambiental deve estar apto a aprender continuamente, analisar criticamente e compreender limites e impactos do conhecimento científico e suas tecnologias no campo das ciências, hábil tecnicamente, sem prescindir dos requisitos humanísticos, éticos e solidários para o trabalho e a vida em sociedade. Ao compreender e aplicar, durante a formação universitária, conhecimentos sobre questões socioculturais em interação com o campo das ciências, em perspectiva interdisciplinar, o estudante adquire uma prática social mais rica e efetiva, capaz de promover mudanças sustentáveis nas condições de vida da comunidade. Na região do Sul da Bahia a atuação proposta ao Engenheiro Agrícola e Ambiental refere a: (i) projetos e manejo da irrigação de culturas agrícolas de grãos e frutíferas; (ii) mecanização agrícola e florestal; (iii) controle da poluição no meio rural; (iv) manejo e tratamentos de resíduos agroindustriais; (v) armazenagem de produtos agrícolas; e (vi) eletrificação rural. Todas estas áreas carentes na região do Sul da Bahia que o Engenheiro Agrícola e Ambiental poderá atuar. Além disto, o curso de Engenharia Agrícola e Ambiental considera as seguintes Macrocompetências como prioritárias ao perfil da formação interdisciplinar do discente:

  1. Sólida formação científica e profissional que possibilita absorver e desenvolver tecnologias;
  2. Capacidade crítica e criativa na identificação e resolução de problemas, considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, com visão ética e humanística, em atendimento às demandas da sociedade;
  3. Compreensão e tradução das necessidades de indivíduos, grupos sociais e comunidade, com relação aos problemas tecnológicos, socioeconômicos, gerenciais e organizativos, bem como utilização racional dos recursos disponíveis, além da conservação do equilíbrio do ambiente;
  4. Capacidade de adaptação, de modo flexível, crítico e criativo, às novas situações;
  5. Apreender capacidade de abstração, interpretação, análise, síntese, investigação e criação, combinando distintos campos do conhecimento, em particular das Ciências e das Tecnologias;
  6. Atuar em prol da transformação da realidade por meio de práticas interdisciplinares em equipe interprofissional;
  7. Agir com autonomia e auto‐organização, comprometendo‐se com a educação permanente;
  8. Desenvolver proficiência em língua portuguesa e em línguas estrangeiras e demonstrar capacidade de comunicação, escuta ativa e empatia;
  9. Empregar com eficiência recursos tecnológicos de informação e conectividade em processos de ensino‐aprendizagem e práticas profissionais de seu campo de atuação; e
  10. Conduzir‐se de acordo com preceitos éticos e deontológicos.

 

 

Área de atuação

Os egressos do curso de Engenharia Agrícola e Ambiental, Engenheiros Agrícolas e Ambientais, estarão aptos, no âmbito profissional, a desempenhar funções onde se requer uma formação superior especifica para meio rural. Considerando o perfil pretendido e de acordo com as competências e habilidades a serem desenvolvidas, o egresso poderá atuar especificamente nas seguintes áreas:

  1. Estudar a viabilidade técnica e econômica, planejar, projetar, especificar, supervisionar, coordenar e orientar tecnicamente;
  2. Realizar assistência, assessoria e consultoria;
  3. Dirigir empresas, executar e fiscalizar serviços técnicos correlatos;
  4. Realizar vistoria, perícia, avaliação, arbitramento, laudo e pareceres técnicos;
  5. Desempenhar cargo e função técnica, no setor privado ou público;
  6. Promover a padronização, mensuração e controle de qualidade;
  7. Atuar em atividades docentes no ensino técnico profissional, ensino superior, pesquisa, análise, experimentação, ensaios e divulgação técnica e extensão;
  8. Conhecer e compreender os fatores de produção e combiná‐los com eficiência técnica e econômica;
  9. Aplicar conhecimentos científicos e tecnológicos;
  10. Conceber, projetar e analisar sistemas, produtos e processos;
  11. Identificar problemas e propor soluções;
  12. Desenvolver, e utilizar novas tecnologias;
  13. Gerenciar, operar e manter sistemas e processos;
  14. Comunicar‐se eficientemente nas formas escrita, oral e gráfica;
  15. Atuar em equipes multidisciplinares;
  16. Avaliar o impacto das atividades profissionais nos contextos social, ambiental e econômico;
  17. Conhecer e atuar em mercados do complexo agroindustrial e de agronegócio;
  18. Compreender e atuar na organização e gerenciamento empresarial e comunitário;
  19. Conhecer, interagir e influenciar nos processos decisórios de agentes e instituições, na gestão de políticas setoriais.
  20. Desenvolvimento do empreendedorismo, com inovações científicas, tecnológicas em diferentes setores do comércio;
  21. Atividades de pesquisa em Ciência e Tecnologia, principalmente na área de Ciências Agrárias, inclusive por meio de estudos em nível de pós‐graduação stricto sensu e/ou lato sensu; e
  22. Curso de pós‐graduação stricto sensu na área correlata da formação superior concluída, podendo ser na UFSB ou outras instituições.

 

 

Modalidade

Presencial

 

 

Turno

Integral

 

 

Número de vagas

40

Dessas vagas, parte é destinado ao processo seletivo de cursos de segundo ciclo da UFSB. As demais são disponibilizadas para outros meios de acesso ao curso, SiSU, Diplomados e Transferências Externas, conforme editais específicos.

Coordenação do Programa: RAFAEL HENRIQUE DE FREITAS NORONHA

Telefone/Ramal: (16) 99792-3622

E-mail: rafael.noronha@ufsb.edu.br

Título do Profissional: BACHAREL EM ENGENHARIA AGRÍCOLA E AMBIENTAL Área de Conhecimento CNPQ: Engenharias Convênio Acadêmico : Nenhum conteúdo disponível até o momento Modalidade de Curso: Presencial
Calendário Fique por dentro dos eventos relacionados ao nosso Calendário Acadêmico.
  • 28/09/2020 - 30/09/2020 · Matrícula para o período 2020.2.
  • 13/10/2020 · Início do período letivo 2020.2.
  • 28/09/2020 - 30/09/2020 · Matrícula para o período 2020.2.
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