Projet Pédagogique de Cours

O/a egresso/a do curso 2º ciclo em História (Licenciatura) deverá estar capacitado, em primeiro plano, ao exercício da profissão de historiador em suas diversas dimensões, tendo pleno domínio das dimensões teóricas e práticas que dizem respeito a esse campo do conhecimento. Aliase a isso a capacidade de atuar de forma ética e política, utilizando os conhecimentos adquiridos e produzidos sob a égide de uma pedagogia emancipatória, com o intuito de colaborar na construção de uma sociedade política, social, econômica, cultural e ambientalmente mais justa. Ao longo da sua trajetória acadêmica, o/a estudante deve reunir habilidades e competências que permitam atuar de forma qualificada na seara educativa (com destaque especial para a educação básica), contribuindo para a emancipação do sujeito e da sociedade, para a construção da cidadania e para a crítica e superação dos problemas atuais, utilizando-se da racionalidade histórica pautada na visão sincrônica e diacrônica.

A formação em História deverá se orientar pelo seguinte conjunto de habilidades e competências:

  1. Domínio das principais teorias, metodologias e métodos do campo da História, assim como dos principais pontos de diálogo entre a História, outros campos do saber e outras racionalidades;
  2. Capacidade de produzir o conhecimento histórico de forma crítica, utilizando os recursos da ciência e integrando ações de ensino, pesquisa e extensão, inscritas em um mesmo conjunto formativo;
  3. Percepção do campo de atuação social, política, ética, acadêmica, científica e cidadã da História, aliada à capacidade de refletir e construir novas possibilidades para o exercício do referido campo do saber;
  4. Fluência na problematização das múltiplas experiências históricas dos sujeitos e grupos sociais inseridos numa diversidade temporal e espacial e numa variedade de concepções de História;
  5. Domínio das informações básicas sobre os processos, fatos, dinâmicas e fenômenos históricos das diferentes sociedades, grupos sociais e indivíduos em diferentes épocas, assim como da articulação entre tais elementos;
  6. Consciência e atuação crítica sobre o uso das fontes históricas em sua diversidade e sobre o manejo de diferentes recursos e tecnologias no exercício da História, em especial as da informação e comunicação;
  7. Capacidade de operar transposições didáticas no campo da História, inserindo na atuação docente o ethos e a abrangência desta área do saber, o que significa transpor também a dimensão da pesquisa científica;
  8. Domínio das diferentes formas de atuação na educação, reunindo fluidez na docência, no planejamento, na execução e na gestão dos processos a ela condizentes;
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