Projeto Pedagógico do Curso

O perfil desejado ao egresso do Curso de Engenharia Civil do CFDT - UFSB é de um engenheiro que
atue na concepção, planejamento, projeto, construção, fiscalização, operação e manutenção de edificações e
de infraestruturas referentes a edificações, estradas, aeroportos, sistemas de transporte, de abastecimento de
água e de saneamento, portos, canais, barragens e diques, drenagem urbana, pontes e viadutos, túneis, grandes
estruturas, serviços afins e correlacionados. Em sua atividade este profissional, acompanha o desenvolvimento
de obras de edificações e infraestruturas, elabora orçamentos, garante a padronização, realiza a mensuração e
o controle de qualidade. Acompanha equipes de instalação, montagem, operação, reparo e manutenção de
obras. Executa desenho técnico e se responsabiliza por análise, experimentação, ensaio, divulgação e produção
técnica especializada. Coordena e supervisiona equipes de trabalho, realiza pesquisa científica e tecnológica e
estudos de viabilidade técnico-econômica; executa e fiscaliza obras e serviços técnicos; efetua vistorias,
perícias e avaliações, emitindo laudos e pareceres. Em sua atuação, considera a ética, a segurança, a legislação
e os impactos socioambientais.

Habilidades:

“I - Ter visão holística e humanista, ser crítico, reflexivo, criativo, cooperativo e ético e com forte
formação técnica;
II - Estar apto a pesquisar, desenvolver, adaptar e utilizar novas tecnologias, com atuação inovadora e
empreendedora;
III - Ser capaz de reconhecer as necessidades dos usuários, formular, analisar e resolver, de forma
criativa, os problemas de Engenharia;
IV - Adotar perspectivas multidisciplinares e transdisciplinares em sua prática;
V - Considerar os aspectos globais, políticos, econômicos, sociais, ambientais, culturais e de segurança
e saúde no trabalho;
VI - Atuar com isenção e comprometimento com a responsabilidade social e com o
desenvolvimento sustentável.

Competências:

I - Formular e conceber soluções desejáveis de engenharia, analisando e compreendendo os usuários
dessas soluções e seu contexto [...]
II - Analisar e compreender os fenômenos físicos e químicos por meio de modelos simbólicos, físicos e
outros, verificados e validados por experimentação:
III - Conceber, projetar e analisar sistemas, produtos (bens e serviços), componentes ou Processos [...]
IV - Implantar, supervisionar e controlar as soluções de Engenharia:
a) ser capaz de aplicar os conceitos de gestão para planejar, supervisionar, elaborar e coordenar a
implantação das soluções de Engenharia;
b) estar apto a gerir, tanto a força de trabalho quanto os recursos físicos, no que diz respeito aos materiais
e à informação;
c) desenvolver sensibilidade global nas organizações;
d) projetar e desenvolver novas estruturas empreendedoras e soluções inovadoras para os problemas;
e) realizar a avaliação crítico-reflexiva dos impactos das soluções de Engenharia nos contextos social,
legal, econômico e ambiental;
V - Comunicar-se eficazmente nas formas escrita, oral e gráfica [...]

a) ser capaz de expressar-se adequadamente, seja na língua pátria ou em idioma diferente do Português,
inclusive por meio do uso consistente das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs),
mantendo-se sempre atualizado em termos de métodos e tecnologias disponíveis;
VI - Trabalhar e liderar equipes multidisciplinares [...]
VII - Conhecer e aplicar com ética a legislação e os atos normativos no âmbito do exercício da profissão
[...] e
VIII - Aprender de forma autônoma e lidar com situações e contextos complexos, atualizando-se em
relação aos avanços da ciência, da tecnologia e aos desafios da inovação.

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