pamela peregrino da cruz

CFA - CENTRO DE FORMAÇÃO EM ARTES

Perfil Pessoal

Descrição pessoal
Pâmela Peregrino é Professora Assistente na Universidade Federal do Sul da Bahia, doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, pesquisando relações entre a cenografia, o cinema de Animação Stop Motion. Também pesquisa expressão visual de comunidades tradicionais de povos de terreiro e povos indígenas. É cenógrafa, figurinista e aderecista, formada em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2017), tendo cursado período de intercâmbio na Escola Superior de Cinema e Teatro, do Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal (2015). Possui também graduação (2007) e mestrado (2012) em História pela Universidade Federal Fluminense (2007), além de mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2011). Atua em Teatro, Carnaval e Cinema, especialmente o de Animação, no qual dirigiu o filme Partir, 1° Lugar no concurso de curta-metragens Music on the road da Deutsches Symphonie-Orchester (DSO - 2012) e também participou como cenógrafa e bonequeira da animação Quem sou eu? da produtora Campo 4 para série do Fantástico, 1° lugar na categoria Vídeo do Prêmio Vladimir Herzog (2017). No teatro fez cenografias, figurinos e adereços, e no cinema trabalha com direção de arte, sendo seu último filme o documentário A Primeira Pedra, produzido pela Couro de Rato e Canal Futura sob direção de Vladimir Seixas. Em 2017 fez residência artística no Teatro Raízes Nordestinas, no alto sertão sergipano, onde pode realizar diversas oficinas e trocas com comunidades rurais e ainda encenar a peça A Mãe, de Bertold Brecht com o elenco local. Sua última obra autoral foi o curta de animação Òpárá de Òsun: quando tudo nasce realizado no sertão da Bahia através de um processo de imersão e vivência em comunidades tradicionais de terreiro e indígenas (Truka Tupan, Cariri Xocó e Pankararu) no Abassá da Deusa Ósùn de Idjemim, com parceria da Sociedade Brasileira de Ecologia Humana.
Formação acadêmica/profissional (Onde obteve os títulos, atuação profissional, etc.)
Doutorado em andamento em Artes Cênicas, na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.
Mestrado em História (2009 - 2012) na Universidade Federal Fluminense, UFF.
Mestrado em Educação (2009 - 2011) na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio.
Graduação em Artes Cênicas, com Habilitação em Cenografia (2013 - 2017) na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, com período de Intercâmbio no Instituto Politécnico de Lisboa.
Graduação em História, Licenciatura e Bacharelado, (2003 - 2007) na Universidade Federal Fluminense, UFF.
Áreas de Interesse (áreas de interesse de ensino e pesquisa)
Teatro, Cenografia, Animação, Povos e Comunidades Tradicionais, História, Educação.
Currículo Lattes:
http://lattes.cnpq.br/3956691164288949

Formação Acadêmica

- MESTRADO
Mestrado
Pontificia Universidade Católica do Rio de Janeiro
- MESTRADO
Graduação em Artes Cênicas (Habilitação Cenografia)
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Contatos

Endereço profissional
CAMPUS SOSÍGENES COSTA – PORTO SEGURO. Rodovia Porto Seguro – Eunápolis-BA BR-367 – km 10 – CEP 45810-000
Sala
não informado
Telefone/Ramal
8427
Endereço eletrônico
pamelaperegrino@ufsb.edu.br

SIGAA | Pró-Reitoria de Tecnologia de Informação e Comunicação -   | Copyright © 2006-2021 - UFRN - 69a7693f6e65 v3.45.0