Educação escolar indígena e interculturalidade no contexto da Escola Indígena Pataxó de Boca da Mata: fluxos culturais, fronteiras e territorialização
Educação Escolar Indígena, Povo Pataxó, Interculturalidade, Aldeia Boca da Mata
Este trabalho surge de questões ligadas a uma experiência profissional no campo da educação intercultural indígena. Neste sentido, busco perceber os elementos de interculturalidade que envolvem a educação escolar indígena na Escola Pataxó de Boca da Mata. A aproximação com os sujeitos da pesquisa tem sido feita a partir da etnografia. Esta aproximação tem me direcionado para a construção de uma pesquisa participante no contexto escolar daquela comunidade. Os elementos vivenciados atê aqui têm apontado para a centralidade dos currículos e das metodologia de aprendizagem como elementos principais de diferenciação. Em Boca da Mata, estes elementos parecem se manifestar na construção de um currículo voltado para o ensino da língua materna, o patxôhã, e na prática de atividades comunitárias escolares que promovem interação e aprendizagem. A consolidação destas práticas interculturais de educação escolar tem enfrentados desafios quanto à sua efetivação. As disputas e conquistas no que diz respeito à legislação para os povos indígenas parece refletir estes embates. Neste sentido, na medida que estas populações buscam inserir os conhecimentos diferenciados e as práticas comunitárias nos processos educacionais para as gerações futuras, os processos interculturais tendem a se manifestar sobre formas conhecimentos e interação vinculados à comunidade étnica e sua história de luta pelo território.