As relações étnico-raciais nos livros de biologia do novo ensino médio
Relações étnico-raciais. Livro didático de Biologia. Novo ensino médio.
A pesquisa visa problematizar os livros didáticos das Ciências da Natureza e suas Tecnologias utilizados no chamado Novo Ensino Médio (Lei n. 13.415/2017) no que diz respeito às relações étnico-raciais no Brasil e o ensino de biologia. Pergunta-se: Como, em especial, o/a negro/a são pensados/representados pelos temas propostos pelos li vros didáticos de biologia para o ensino médio? Há um reconhecimento racial da cultura negra, majoritária no Brasil, nas abordagens propostas nesses livros? Eles contribuem para o reconhecimento da igualdade racial no Brasil? Para responder a esses questionamentos traçamos o seguinte objetivo geral: Investigar as contribuições dos livros didáticos da biologia utilizados no novo Ensino Médio para a consolidação da Lei n. 13.415/2017. Esse objetivo geral se desdobrou nos seguintes objetivos específicos: a). Apresentar como o/a negro/a são pensados/representados pelos temas propostos pelos livros didáticos de biologia para o ensino médio. b). Analisar as concepções sobre relações étnico-raciais e o ensino Biologia presentes nos livros didáticos do Novo Ensino Médio; c). Identificar os limites e as possibilidades dos livros didáticos trabalharem as relações étnico-raciais considerando-se a BNCC do Ensino Médio.