Banca de QUALIFICAÇÃO: CAMILA AGOSTINI DE OLIVEIRA

DISCENTE : CAMILA AGOSTINI DE OLIVEIRA
DATA : 28/09/2023
LOCAL: Metapresencial através do link: https://meet.google.com/qvd-nbki-rjs?hs=224

GESTÃO ESCOLAR NA PANDEMIA DA COVID-19: um estudo sobre as instituições de educação básica em Arraial d´Ajuda, Porto Seguro, BA

processos educacionais, instituições escolares, desigualdades, pública e privada

A área da educação vem sendo mais fortemente afetada com a pandemia da Covid19 desde 2020, com o fechamento das instituições de ensino como medida restritiva para a contenção da contaminação. De maneira emergencial, as escolas precisaram se organizar para novas situações didáticas. A gestão escolar precisou articular as normativas com as possibilidades para dar prosseguimento aos processos educacionais nas mais diferentes realidades educacionais. Esse contexto evidenciou desigualdades educacionais e escolares que se tornaram uma preocupação no cenário mundial. O presente estudo tem como objetivo investigar quais as ações e estratégias a gestão escolar utilizou para desenvolver os processos educacionais na pandemia e pós-pandemia nas instituições de ensino públicas e privadas do distrito de Arraial d´Ajuda, Porto Seguro, Bahia. Especificamente busca-se: analisar a produção acadêmica sobre educação e gestão escolar e os aspectos em maior evidência desde o início da crise emergencial; identificar a legislação e as normativas implantadas no período de pandemia que orientaram as ações da gestão escolar; descrever os desdobramentos da pandemia e pós-pandemia na educação de forma global, nacional e local; investigar como a gestão escolar reorganizou as escolas nesse período, articulando todas as suas dimensões nas escolas públicas e particulares; investigar se os princípios da gestão democrática e educação de qualidade para todos foram mantidos nesse contexto pandêmico; e estabelecer semelhanças e diferenças entre as ações dos gestores escolares nas redes pública e privada. Tomam-se como referência teórica as recentes produções científicas sobre educação e gestão escolar na pandemia e alguns autores específicos para a relação de conceitos, como Rufino (2019; 2021) e Dubet (2004) na discussão de desigualdades, justiça social e equidade na educação; e Lück (2009), Paro (1999; 2000) e Souza (2007; 2012) nos conceitos gestão escolar, seus princípios e organização. O universo da pesquisa serão as escolas de educação básica da rede pública e privada do distrito e seus gestores. A pesquisa tem abordagem qualitativa com uma revisão bibliográfica do tipo integrativa com os descritores “educação básica”, “gestão escolar” e “pandemia” utilizados nas buscas das bases de dados Portal de Periódicos da Capes e Scopus. No segundo momento, está sendo realizada uma pesquisa de campo com coleta por meio da observação participante e de entrevista com formulário com roteiro semiestruturado. Espera-se que, após a análise dos dados, os resultados da pesquisa possam contribuir com um melhor entendimento sobre o tema educação e pandemia e das ações da gestão escolar nesse período e, desse modo, auxiliar na elaboração de políticas públicas para minimizar as consequências desse período na área da educação.

Externa à Instituição - ANA MARIA CLEMENTINO JESUS E SILVA - UFMG
Externa à Instituição - JULIANA DE FÁTIMA SOUZA - UFMG