Banca de QUALIFICAÇÃO: VIVIAN DA SILVA SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : VIVIAN DA SILVA SANTOS
DATA : 05/10/2023
HORA: 09:00
LOCAL: Centro de Formação em Ciências Humanas e Sociais - CSC - UFSB
TÍTULO:

“Acesso, permanência e pós permanência de estudantes negras egressas dos cursos de graduação ofertados no campus Floriano/UESPI em 2016”


PALAVRAS-CHAVES:

Ações Afirmativas. Mulheres Negras. Acesso, Permanência e Pós-Permanência.


PÁGINAS: 37
RESUMO:

As chamadas políticas públicas de Ações Afirmativas são projetos de lei voltados à inclusão de grupos socialmente marginalizados nos mais variados setores da sociedade, elas buscam remover barreiras estruturais que segregam os diferentes grupos que compõem a população brasileira, sejam elas físicas, sociais ou institucionais. Um exemplo de Ações Afirmativas implantadas pelas instituições públicas de ensino superior são as Cotas Raciais, que garante uma reserva de vagas ofertadas para a população negra, porém garantir o acesso dessa população ao ensino superior não é sinônimo de sua permanência dentro das instituições. Diante disso, este estudo em andamento tem por objetivo analisar a trajetória de acesso, permanência e pós-permanência de mulheres autodeclaradas negras cotistas egressas dos cursos de graduação, ofertados pela UESPI no ano de 2016. Se caracterizando como uma pesquisa de abordagem qualitativa descritiva, que utilizará múltiplos procedimentos sistematizados em três etapas: pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e análise de documento. Busca refletir a trajetória acadêmica dessas mulheres negras dentro da instituição será necessário partir do acesso as suas memórias e história de vida, que serão escritas em memoriais autobiográficos. Para isso será realizada a leitura e apropriação de trabalhos de autoras e autores considerados como marcos teóricos, sendo estes: Lélia Gonzales (2020), Cida Bento (2022), Neusa Santos (2021), Collins e Bilge (2021), Jailson Sousa Santos (2003), Delcele Mascarenhas Queiroz (2001), João Feres Júnior et al. (2018), Kabengele Munanga (2006), entre outros pensadores que também dialogam com a temática das relações étnico-raciais será. Assim, será possível identificar a presença de fatores que se mostraram decisivos para que elas concluíssem o curso de graduação e investigar seus respectivos processos de pós-permanência, tendo em vista que a posse do diploma melhoraria suas chances de ingresso no mercado de trabalho e consequentemente melhoraria sua situação socioeconômica.

 


MEMBROS DA BANCA:
Interna - 1803265 - LILIAN REICHERT COELHO
Interna - 1218431 - ELIANA POVOAS PEREIRA ESTRELA BRITO
Interna - 1348376 - ANA CARNEIRO CERQUEIRA
Interno - 1343877 - ALAMO PIMENTEL GONCALVES DA SILVA
Externo à Instituição - RAFAEL ARENHALDT - UFRGS
Externa à Instituição - IRANEIDE SOARES DA SILVA - UESPI
Notícia cadastrada em: 23/10/2023 09:57
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