A Escola Pública e as Marcas do Eurocentrismo no Corpo Adolescente.
adolescente, espaço escolar, eurocentrismo, identidade, corpo.
Este estudo pautou-se em identificar e analisar as marcas do eurocentrismo na construção da (s) identidade(s) corporal(is) das adolescentes indígenas de um colégio de Ensino Medio de Porto Seguro-BA. A pesquisa foi de cunho etnográfico com enfoque qualitativo. Ancorada em referenciais teóricos que atravessaram temas como: o espaço escolar, a crítica ao eurocentrismo, a adolescência e a adolescência indígena, o corpo na perspectiva filosófica e sociológica e o currículo. Os procedimentos metodológicos utilizados foram a aplicação de questionário sócio demográfico e lista de questões norteadoras para discussão com o grupo focal com as adolescentes. Para analisar os dados obtidos, foi utilizada a Análise Textual Discursiva(A.T.D.). A análise e interpretação dos dados, desvelou-nos de que maneira o eurocentrismo persiste na construção da(s) identidade(s) corporal(is) das adolescentes indígenas. Percebemos ao analisar os dados que o ranço eurocêntrico persiste desde a opção em usar o fardamento exigido pelo Estado em detrimento do uso do traje indígena até o ideal de beleza ocidental vislumbrado por esses corpos adolescentes. As considerações finais anunciaram a necessidade de descolonizar o currículo, as práticas pedagógicas dos componentes Educação Física e Educação Corporal, bem como, inserir debates e discussões que problematizem sobre o corpo adolescente feminino no espaço escolar indígena.