“No movimento da Teia: reflexões sobre transformação, educação e movimentos sociais”
Educação contextualizada; Experiências coletivas; Teia dos Povos da Bahia.
A motivação inicial deste trabalho é refletir sobre a proposta de construção dos projetos educativos da Teia dos Povos, que tem se apresentado como um espaço de articulação de diferentes movimentos sociais e experiências coletivas no Sul da Bahia. O ponto de partida é a construção de um calendário agrícola, que lança as bases para a pesquisa participante que orienta esta investigação. O calendário busca escutar, sistematizar e materializar os saberes tradicionais do plantio e manejo agrícola, sendo prevista sua utilização em uma das escolas de uma das comunidades integrantes da Teia. Procuro compreender como a construção do calendário reflete a busca por uma educação contextualizada, que valoriza os saberes ancestrais e tradicionais, vinculando-se aos princípios gerais da Teia dos Povos, expressos no eixo da terra, território e agroecologia. Busco ainda estabelecer um diálogo com o referencial teórico sobre educação e experiências coletivas na América Latina, destacando elementos que permitam analisar os princípios e temas mobilizadores da Teia dos Povos e sua relação com o tema da educação.