A perspectiva dos educadores acerca itinerários formativos do Novo Ensino Médio no Colégio Estndusl tlooiero Pires do Prado/BA
Novo Ensino Médio. Políticas Educacionais. Itinerários Fonnativos. DCRB. Reconstrução.
Esta pesquisa se insere no campo das reformas educacionais e tem como foco a implementação dos Itinerários Forinaõvos propostos pelo Novo Ensino Médio (NEM) e pelo Documento Curricular Referencial da Bahia. A Lei 13.415/17 alterou a Lei de Diretrizes e Bases 9.394/96 e propós uma parte mais Oexível para o currículo bmsileiro, visando urna nova proposta pedagógica e um novo fazer curricular com os Itinerários Formativos, onde os educadores terão que desenvolver os componentes obrigatórios de aprofundamentos e componentes específicos de fortna interdisciplinar. Trata-se de uma pesquisa que almeja compreender a perspecõva dos educadores na reconstnição dos Itinerários Formativos no sentido de contribuir com a interdisciplinaridade no contexto da práõca edumciooal do Novo Ensino Médio no Colégio Estadual Homero Pires do Prado (CEHP}/BA. Busca-se, ainda, entender a chegada do Novo Ensino médio perfazendo a síntese do percurso histórico do Ensino Médio desde a LDB 4024/61 até a LDB 9394/96, apresentar o NEM no Brasil e na Bahia, trazendo o contexto do Documento Curricular Referencial da Bahia, a trajetória da educação do Prado e da implementação dos Itinerários Formativos no CEHP. Trará como técnica de pesquisa, observações no cotidiano escolar, conversas infonnais, questionário semiestniturado por área de conhecimento, gnipos focais e, gliado ao contexto a constniçfio coletiva do mapa mental por área de atuação. O estudo se apoia nos autores Ball e Mainardes (2006), no que s refem às políticas educacionais vinculadas à análise dos contextos pollticos, das influências e das práticas visando uma educação pública de Qualidade. Possui como base de estudo, também, a análise do ciclo das políticas de Ball e Bowe (1992) e fundamenta-se na abordagem das práticas educativas de Lessard (2016). Espera-se que com o resultado deste estudo, partindo da matriz curricular do novo Ensino Médio na Bahia, os educadores compreendem a reconstrução dos IFs, podendo contribuir com a interdisciplinaridade no contexto da prãõca educacional.