Banca de DEFESA: CLÉLIA APARECIDA HENRIQUETA DOS SANTOS MALHEIROS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CLÉLIA APARECIDA HENRIQUETA DOS SANTOS MALHEIROS
DATA : 26/09/2023
HORA: 09:00
LOCAL: Metapresencial através do link : https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/csc-1
TÍTULO:

O Novo Ensino Médio e os Itinerários Formativos do DCRB: Estudo de Caso no Colégio Estadual Homero Pires de Prado/BA.


PALAVRAS-CHAVES:

Novo Ensino Médio.  Políticas Educacionais. Itinerários Formativos. DCRB


PÁGINAS: 133
RESUMO:

Esta pesquisa se insere no campo das reformas educacionais e tem como objeto de análise a implantação dos Itinerários Formativos propostos pelo Novo Ensino Médio (NEM) e pelo Documento Curricular Referencial da Bahia (DCRB). A Lei 13.415/17 alterou a Lei de Diretrizes e Bases 9.394/96 e propôs uma parte mais flexível para o currículo brasileiro, visando uma nova proposta pedagógica e um novo fazer curricular por meio dos Itinerários Formativos, onde os educadores terão que desenvolver os componentes obrigatórios de aprofundamento e componentes específicos de forma interdisciplinar. Trata-se de uma pesquisa que almeja compreender como serão implantados os Itinerários Formativos nas 04 (quatro) áreas de conhecimento, no contexto da prática educacional do Novo Ensino Médio, no Colégio Estadual Homero Pires (CEHP), de Prado/BA. Busca-se, ainda, entender a chegada do Novo Ensino Médio, perfazendo a síntese do percurso histórico do Ensino Médio, desde a LDB 4024/61 até a LDB 9394/96, bem como apresentar o NEM no Brasil e na Bahia, trazendo o contexto do DCRB, a trajetória da educação de Prado e da implantação dos Itinerários Formativos no CEHP.  Trará como técnica de pesquisa observações no cotidiano escolar, conversas informais, questionário estruturado, entrevistas semiestruturadas, e estudo de casos referentes à pesquisa dos Itinerários Formativos. O estudo se apoia nos autores Ball e Mainardes (2006), no que se refere às políticas educacionais vinculadas à análise dos contextos políticos, das influências e das práticas, visando uma educação pública de qualidade. Possui como base de estudo, também, a análise do ciclo das políticas de Ball e Bowe (1992), e fundamenta-se na abordagem das práticas educativas de Lessard (2016). Espera-se que com o resultado deste estudo, partindo da matriz curricular do NEM na Bahia, os educadores compreendam os objetivos da implantação dos ITF e suas possíveis contribuições para uma educação integral.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1343877 - ALAMO PIMENTEL GONCALVES DA SILVA
Presidente - 1218431 - ELIANA POVOAS PEREIRA ESTRELA BRITO
Externo à Instituição - GEAN PAULO GONÇALVES SANTANA - UNEB
Externa à Instituição - MARIA NALVA RODRIGUES DE ARAÚJO BOGO - UNEB
Notícia cadastrada em: 14/09/2023 13:53
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação -   | Copyright © 2006-2024 - UFRN - 6b062eeef8db.sigaa2-prod