FILHOS DO VENTO
ADAPTAÇÃO E VALIDAÇÃO DO PCATooL BRASIL VERSÃO POVOS CIGANOS ADULTOS – EXTENSA – POR UMA ATENÇÃO PRIMÁRIA CULTURALMENTE COMPETENTE
Povos ciganos; Atenção Primária à Saúde; Atributos; PCATool-Brasil.
De provável origem indiana, pouco se conhece acerca de dados demográficos oficiais referentes aos povos ciganos, e essa invisibilidade tem retirado as etnias do público prioritário das políticas e programas do SUS. Por conseguinte, embora os seus princípios doutrinários objetivem garantir acesso e atenção à saúde sem qualquer forma de discriminação, o SUS ainda permanece frágil no que se refere às ações dirigidas às comunidades ciganas. Dessa forma, esta pesquisa tem como objetivo adaptar e validar o PCATool-Brasil Versão Povos Ciganos Adultos (VPCA) - extensa, a partir do PCATool-Brasil versão adulto extensa, considerando que, embora seja este o instrumento adotado pelo Ministério da Saúde para avaliar a efetividade da APS, não se sabe se atende às especificidades étnicas ciganas. Trata-se de uma pesquisa relacional quantitativa e transversal, que visou à adaptação e validação de um instrumento, portanto, que incorporou técnicas de avaliação de propriedades psicométricas envolvendo cinco etapas: etapa de tradução e retrotradução da dimensão “competência cultural”, etapa de adaptação do instrumento, etapa de validação do conteúdo, etapa de validação de constructo (ou fatorial), validação de conteúdo e avaliação da confiabilidade. A pesquisa também envolveu um estudo descritivo, pois procedeu com a avaliação da qualidade da atenção primária no contexto das comunidades ciganas, por meio do uso PCATool-Brasil VPCA- extensa. A versão aqui preliminarmente validada do PCATooL-BRASIL VPCA - extensa ficou composta de 78 itens, distribuídos em sete atributos essenciais e três atributos derivados da Atenção Primária, além das quatro primeiras questões de Afiliação que não entraram na análise Fatorial Exploratória e foi aplicado em 274 pessoas das comunidades ciganas dos municípios de Buerareama, Camaçari, Dias D’Ávila, Eunapolis, Feira de Santana, Ibiquera, Ilhéus, Itabuna, Itaetê, Itambé, Itapé, Itapetinga, Jacobina, Jequié, João Dourado, Lapão, Mairi, Marcionilio Souza, Medeiros Neto, Miguel Calmon, Monte Gordo, Ruy Barbosa, Salvador, Tapiramutá, Teixeira de Freitas, Utinga, Várzea Nova e Vitória da Conquista. Essa solução apresentou 52,45% da variância explicada. No que se refere à confiabilidade do instrumento, com exceção do atributo “Sistema de Informação”, que obteve um alfa de Cronbach de 0,52 e Confiabilidade Composta (CC) de 0,45, todos as escalas que medem os atributos obtiveram valores de confiabilidade iguais ou superiores a 0,70, o que indica que as subescalas são confiáveis, de acordo esse estudo. No que diz respeito a validade convergente, apenas três atributos [PRIMEIRO CONTATO (Utilização); COORDENAÇÃO DO CUIDADO (Sistema de Informação) e ORIENTAÇÃO FAMILIAR)], dos 10 componentes analisados precisam ser considerados com alguma cautela. Finalmente, no que diz respeito à qualidade da atenção primária, de acordo com as comunidades ciganas investigadas, os escores médios e os Intervalos de Confiança (IC) de todos os atributos estão abaixo do ponto médio da escala (2,5). Portanto, de acordo com os participantes, a presença dos atributos essenciais e derivados é bastante tímida no serviço de saúde oferecido a eles. Além disso, todos os atributos, com exceção da afiliação, apresentaram escores transformados baixos (escore < 6,6). O ponto de corte do escore em 6,6 indica que as respostas aos itens do instrumento foram colocadas na opção ‘provavelmente sim’, o que, por sua vez, significa que os participantes consideram que estão minimamente presentes as características de serviços reconhecidos como orientados à APS. Os atributos mais mal avaliados foram “Orientação Comunitária”, “Primeiro Contato – Acessibilidade”, “Integralidade - Serviços Prestados (Masculino e Feminino)” e “Coordenação do Cuidado - Integração de Cuidados”, com médias de notas variando entre 1,83 e 2,61, portanto muito baixas. “Longidudinalidade” e “Competência Cultural” foram os mais bem avaliados, mas encontram-se mesmo assim, bem abaixo do ponto de corte para o atributo poder ser considerado satisfatório. Espera-se que esta pesquisa seja capaz de minimizar a ciganofobia, oportunizar o maior acesso e a melhor atenção direcionada às comunidades ciganas nos serviços de saúde pública brasileiros, especialmente nos que compõem a sua porta de entrada preferencial, e estimular a maior participação dos povos ciganos nos coletivos em defesa da equidade, da saúde e da vida.