Lições da Travessia: a emergência de práticas pedagógicas antirracistas orientadas pelo Letramento Racial Crítico
Teoria Racial Crítica; Educação antirracista; Letramento Racial Crítico
O sistema de opressão que imprime dor, silencia vozes e usurpa de corpos negros o direito à humanidade precisa ter seu enfrentamento e seu combate como um dos grandes alvos das ações pedagógicas que visem à promoção da dignidade humana. Diante disso, sob a metodologia da pesquisa-ação, o trabalho que ora se apresenta busca analisar até que ponto e em que medida o Letramento Racial Crítico (doravante LRC) pode contribuir para o desenvolvimento de práticas pedagógicas antirracistas. Tendo como fio condutor o que nomeio de Metáfora da Travessia, a pesquisa se funda epistemologicamente no paradigma pós-moderno e se alicerça teoricamente na Teoria Racial Crítica (doravante TRC), na Educação Antirracista e no LRC, considerando as seguintes questões problematizadoras: até que ponto e em que medida o LRC pode contribuir para o desenvolvimento de práticas pedagógicas antirracistas no ensino de Língua Portuguesa? Diante da emergência dessas práticas, que estratégias utilizar para que elas não se tornem apenas ações pontuais em sala de aula? Como propiciar a escrita de narrativas autobiográficas cujo conteúdo expresse uma particular reflexão sobre o racismo e seus impactos na sociedade brasileira? O fortalecimento de uma educação antirracista com ações pedagógicas orientadas pelo LRC, bem como a (trans)formação de sujeitos que reconheçam o racismo como um problema a ser superado no Brasil e se posicionem na luta antirracista são aspectos cruciais do que espero alcançar a partir da presente pesquisa.