Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA CAROLINA DA SILVA NASCIMENTO

DISCENTE : MARIA CAROLINA DA SILVA NASCIMENTO
DATA : 22/04/2024
LOCAL: PPGER

MURAL COLETIVO DE RESISTÊNCIA À SUBALTERNIDADE: A ARTE COMO EXPERIÊNCIA EDUCATIVA

Resistência; Subalternidade; Arte; Educação.

Este trabalho trata-se de um memorial de pesquisa, intitulado “Mural coletivo de resistência à subalternidade: a arte como experiência educativa”. A proposta de pesquisa apresenta o objetivo de construir um mural artístico com coautoria de estudantes, propondo reflexões históricas a partir das percepções de resistências negras identificadas na comunidade escolar do Colégio Estadual de Tempo Integral Homero Pires, no município de Prado/BA. O projeto parte da perspectiva pessoal de sua autora, a artista Maria Carolina Nascimento, que construiu sua história, desde a infância, pelos caminhos das artes plásticas e transpôs essa relação com a arte para suas experiências em sala de aula como educadora. Desde que descobriu nos murais artísticos um potente instrumento para a aprendizagem em ambientes educativos e cotidianos, a artista têm realizado experiências coletivas de construções de murais. Portanto, este memorial trará registros de como a sua trajetória culminou no devido projeto de pesquisa. Como o próprio nome já expressa, o mural será realizado coletivamente, com a participação de estudantes do Colégio Estadual de Tempo Integral Homero Pires, a partir de oficina efetivada no local, onde serão abordados como tema gerador “as resistências negras no Brasil e sua relação com a comunidade escolar”. As reflexões e todo processo metodológico da oficina culminará no mural projetado e pintado pelos estudantes e pesquisadora. Para embasar a proposta decolonial do projeto e refletir sobre a violência epistêmica sofrida pelo subalterno, ou mesmo contestar esse lugar de subalternidade, a contribuição de teóricos como Spivak (2010), Maldonado-Torres (2017), Lucini e Oliveira (2021), Dulci e Malheiros (2021), Alves e Correia Alves (2020) serão necessárias. Pensando a arte, os murais e debates educativos será imprescindível diálogos com Nogueira Silva (2022), Bell Hooks (2013), Pereira (1952), Uberti (2012) e outros autores vislumbrarão durante a leitura. Como parte do mestrado profissional do PPGER – UFSB, foi necessário pensar um produto resultante de todo o procedimento de pesquisa, além do mural na comunidade escolar, outro produto resultante será a produção audiovisual demonstrando todo o trajeto da aplicação da pesquisa.

Presidente - ***.976.075-** - LÚCIA DE FÁTIMA OLIVEIRA DE JESUS - UNEB
Interno - 1148032 - ANDRE DOMINGUES DOS SANTOS