Banca de DEFESA: DORALICE PALMA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : DORALICE PALMA SILVA
DATA : 17/10/2024
HORA: 09:00
LOCAL: Campus Jorge Amado / Webconferência (https://meet.google.com/wdq-yefh-ejo)
TÍTULO:

KUSSONEKA YA KAMONA: PRESENÇA E PROPOSTA DE PRODUÇÃO DE UMA LITERATURA AFROCENTRADA NA ESCOLA


PALAVRAS-CHAVES:

Literatura; literatura afrocentrada; Construção identitária; Lei n. 11.645/08.


PÁGINAS: 157
RESUMO:

Esta pesquisa, intitulada Kussoneka ya Kamona: presença e proposta de produção de uma literatura afrocentrada na escola, aborda a literatura afrocentrada infanto-juvenil e o papel que ela poderá desempenhar na infância ao proporcionar às crianças e jovens uma representação autêntica e empoderadora da sua cultura, história e experiências da comunidade africana e afrodescendente, promovendo, assim, a diversidade, a inclusão e o fortalecimento da identidade negra. Parte da seguinte problemática: como uma literatura afrocentrada influencia a maneira como o(a) aluno(a) negro(a) vê a si mesmo(a), sua história e seus pares? Tem como objetivo geral apresentar de que modo a literatura negra disponível no acervo da Escola Municipal Raymundo Lemos Santana, localizada em Salvador, influencia a maneira como o aluno negro vê a si mesmo, sua história e seus pares. Propõe-se, então, investigar os livros de literatura infantojuvenil disponíveis no acervo dessa escola municipal de Salvador, caracterizar os livros de literatura infantojuvenil que tenham uma narrativa afrocentrada e mobilizar ações envolvendo os alunos para promover a elaboração e a aplicação de um plano de intervenção com esses livros. Para isso, foi realizada uma pesquisa-ação, guiada pela abordagem qualitativa, na qual a ênfase maior está no processo e na valorização da perspectiva dos participantes. Como plano metodológico, elaborei uma proposta interventiva, intitulada Kussoneka ya Kamona, com centralidade na literatura negra, na qual proponho a realização de dez oficinas literárias. Após a aplicação das oficinas, realizei a análise do material produzido pelos alunos, bem como das observações e anotações de campo, a fim de responder à pergunta que originou esta pesquisa, organizando-a em três categorias: a) como o(a) aluno(a) negro(a) vê a si mesmo(a), b) como o(a) aluno(a) negro(a) vê a sua história e c) como o(a) aluno(a) negro(a) vê os seus pares. Além disso, inclui uma análise intitulada “A persistente presença da intolerância religiosa durante nosso caminhar literário”, na qual discorro sobre a incidência do racismo religioso em todas as oficinas propostas. No decorrer da pesquisa e da análise dos dados, pudemos afirmar a centralidade da escola como espaço essencial para a expansão do pensamento, da criatividade e do desenvolvimento de talentos. Portanto, cabe a ela incluir narrativas que representem a diversidade da própria sociedade na qual está inserida. O produto final elaborado a partir desta pesquisa é uma proposta de práticas literárias afrocentradas voltadas para o ambiente de sala de aula. Ela se caracteriza como uma ação formativa, na qual o(a) educador(a) encontra possibilidades de incluir em suas atividades escolares livros literários que trazem a centralidade africana e da diáspora em suas narrativas e conceitos, colaborando para a efetivação da Lei n. 11.645/08. No decorrer de toda a discussão, utilizei como suporte teórico Ana Célia Silva (1999), Molefe Kete Asante (2014; 2016), Eliane Cavalleiro (2020) e Nilma Lino Gomes (2017). 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1632990 - MILENA CLAUDIA MAGALHAES SANTOS GUIDIO
Interna - 1793733 - CYNTHIA DE CASSIA SANTOS BARRA
Externa ao Programa - 1803265 - LILIAN REICHERT COELHO - UFSBExterna à Instituição - LARISSA DE SOUZA REIS
Externo à Instituição - CARLOS EDUARDO CARVALHO DE SANTANA
Notícia cadastrada em: 01/10/2024 23:19
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