MUKÁ-MUKAÚ – A FAVOR DE NOSSA MÃE TERRA. UMA VIVÊNCIA DE ARTE-EDUCAÇÃO JUNTO AOS PATAXÓ DE CUMURUXATIBA/BA
Histórias e culturas Pataxó. Histórias e culturas indígenas. Arte-educação. Método de aprendizagem.
Apresentação do processo de pesquisa e criação artística em arteeducação do Mutirão de Pesquisa e Criação Artística Beira Mar, na comunidade de Cumuruxatiba, especialmente junto aos povos indígenas Pataxó, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ensino e Relações Étnico-Raciais da Universidade Federal do Sul da Bahia. O trabalho aborda questões relacionadas à arte-educação e às Histórias e culturas afro-brasileiras e indígenas. Está fundamentado essencialmente nas vivências junto às aldeias Kaí, Tibá, Pequi e Dois Irmãos, e nos ensinamentos de suas anciãs, anciãos e outras lideranças: os Caciques José Fragoso e Xauã, a Cacica Arian, as Pajés Jovita e Alda Gomes, as lideranças Dona Adelice, Xohã e Jandaia; as professoras indígenas Marineides e Kayanalu e os professores indígenas Igino e Ilauro. No percurso metodológico dialoguei com os princípios fundamentais da arte-educação, de João Francisco Duarte Junior, e da Sociopoética, de Jacques Gauthier. Compreendendo o teatro como uma poderosa ferramenta para o conhecimento e para a transformação social, dialoguei também com o acervo de exercícios e jogos teatrais apresentados por Augusto Boal em suas técnicas do Teatro do Oprimido. Como produto desta pesquisa apresento uma dramaturgia e um memorial descritivo do processo de pesquisa e criação artística. A dramaturgia consegue retratar e ecoar algumas histórias ancestrais Pataxó e outras do cotidiano de Cumuruxatiba, de modo que essas histórias possam ser recontadas em diversos outros momentos e lugares, por diversas outras pessoas; o memorial, por sua vez apresenta o método de pesquisa e criação artística a fim de inspirar outros registro de outras versões históricas a partir da perspectiva de grupos sociais que também tiveram as suas identidades culturais subalternizadas no processo de colonização brasileira.