NARRATIVAS E MEMÓRIAS DE DOCENTES LÉSBICAS E GAYS NEGROS DO MUNICÍPIO DE ITAMARAJU/BA
Sexualidades, docência, educação, negritude.
Esta pesquisa terá como participantes professores assumidamente gays/lésbicas negros, que estão na docência da educação básica. Serão analisadas as vivências pessoais e profissionais destes sujeitos, ou seja, como os profissionais da educação de sexualidades dissidentes não-heteronormativas lidam com a homofobia e o racismo dentro e fora da sala de aula. Como é o envolvimento desses sujeitos com a comunidade escolar? Como é realizado o trabalho em ambientes que reproduzem a heteronormatividade? Existe homofobia/racismo velado ou não entre os próprios professores brancos e heteros?O projeto intitulado “Narrativas e memórias de docentes lésbicas e gays negros do município de Itamaraju/BA” foi pensado a partir dos silenciamentos existentes nos espaços educativos dos profissionais gays e lésbicas negros e não-negros. O trabalho apresentado foi elaborado considerando a primeira apresentação na Banca de Qualificação - Seminários Processuais I, do Programa de Pós Graduação em Ensino e Relações Étnico-Raciais – PPGER da Universidade Federal do Sul da Bahia – UFSB. E nesse tocante, essa pesquisa proporá como produto final um e-book destinado aos professores da educação básica a fim de discutir raça, gênero e sexualidade.