CORPO-TERRITÓRIO E DECOLONIALIDADE: UMA FORMA DE PENSAR A FILOSOFIA.
CORPO-TERRITÓRIO E DECOLONIALIDADE: UMA FORMA DE PENSAR A FILOSOFIA" é: "BODY-TERRITORY AND DECOLONIALITY: A WAY OF THINKING PHILOSOPHY.
Este trabalho investiga as interseções entre raça, classe gênero e territorialidade no contexto educacional, com foco na comunidade escolar do Colégio Estadual Bráulio Xavier, localizado em uma região rural. A pesquisa aborda como esses fatores influenciam a construção das identidades e trajetórias dos estudantes, destacando as contradições que atravessam suas vivências escolares. O objetivo central foi compreender como as dinâmicas sociais impactam os processos formativos, tanto como áreas de opressão quanto de resistência. A metodologia empregada integrou uma abordagem qualitativa, com coleta de dados a partir de observações em sala de aula, aplicação de questionários socioeconômicos e análise das narrativas dos alunos. Essa estratégia permitiu capturar a complexidade dos atravessamentos sociais que estruturam o ambiente escolar, revelando estigmas ligados ao pertencimento territorial e as vulnerabilidades enfrentadas no espaço educativo. Os resultados confirmaram que a interação entre desigualdades raciais e econômicas cria barreiras ao reconhecimento e à valorização das origens dos estudantes. Apesar disso, foram identificadas iniciativas pedagógicas e contextos que possibilitam a emergência de práticas emancipatórias. A conclusão aponta para a urgência de repensar práticas educacionais e implementar metodologias que entrelacem pedagogia crítica e representatividade cultural, de maneira a promover um ambiente inclusivo e equitativo.