Abayomi como prática pedagógica: memória e cultura afro-brasileira no ensino de Artes
Abayomi; Ensino de artes; Artes visuais; Memória; Ancestralidade.
O presente trabalho apresenta a construção de um recurso pedagógico voltado para o ensino de artes, tendo as bonecas Abayomis como caminho para promover reflexões sobre memória, resistência e ancestralidade. A proposta nasce da minha trajetória como artista visual e professora de artes, marcada pela atuação com o Teatro de Formas Animadas (TFA) e pela criação do Teatro Itinerante de Formas Animadas (TIFA). Essas experiências despertaram o interesse pela Abayomi enquanto artefato cultural de resistência e fortalecimento da identidade negra. O e-book, fruto desta pesquisa, destina-se a docentes de artes e de outras áreas do conhecimento, oferecendo subsídios para abordar temas como ancestralidade, memória, identidade, racismo, gênero e diversidade, em consonância com a Lei 11.645/08. Ancorado nos estudos sobre memória, cultura afro-brasileira e práticas artísticas, este trabalho reafirma a urgência de inserir a cultura negra nos espaços educativos, contribuindo para uma educação crítica e antirracista. As bonecas Abayomis são, assim, compreendidas como objetos simbólicos e como meio pedagógicos capazes de fortalecer processos educativos comprometidos com a valorização da história, da identidade e da cultura afro-brasileira, especialmente no ensino de artes.