Da BNCC ao Referencial Curricular Municipal (RCM): caminhos para uma Educação Infantil antirracista em Poções (BA).
BNCC; Referencial Curricular Municipal (RCM); Currículo; Educação Infantil; Educação Antirracista; Poções (BA).
O presente trabalho tem por objetivo analisar a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Referencial Curricular Municipal (RCM) de Poções (BA), em particular para a Educação Infantil, identificando aspectos que ambos propõem para uma Educação Antirracista para as crianças pequenas. Como metodologia, partimos de uma pesquisa histórica, bibliográfica e documental a partir de Projetos Políticos Pedagógicos (PPPs) de instituições de Poções e outros documentos institucionais, além da própria experiência da pesquisadora como professora/servidora pública, mãe, mulher negra com suas escrevivências no território de Poções, no Sudoeste Baiano. Entendendo que a Infância e a Educação Infantil são duas áreas que possuem um histórico de silenciamento e apagamento das histórias desses indivíduos, essa dissertação se embasa em autores e autoras, intelectuais como: Eliane Cavalleiro (2001; 2017), Kabenguele Munanga (1994; 2012; 2005), Fúlvia Rosemberg (2003), Nilma Lino Gomes (2003; 2005) e outros e outras que ressaltam a importância de se discutir e evidenciar uma postura antirracista, desde a tenra idade. Como a BNCC foi aprovada em dezembro de 2017, e o RCM em 2020, essa dissertação trata de um tema atual e urgente quando se pensa a operacionalização do currículo da Educação Infantil no decorrer da implantação dessas políticas educacionais. Desse modo, têm-se como resultado da pesquisa um estudo focado na Educação Infantil com vistas a identificar, propor e efetivar uma Educação Antirracista no município de Poções (BA).