Banca de QUALIFICAÇÃO: GABRIEL DE OLIVEIRA CHACARA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : GABRIEL DE OLIVEIRA CHACARA
DATA : 03/05/2024
HORA: 14:00
LOCAL: Universidade Federal do Sul da Bahia
TÍTULO:

A REPRESENTAÇÃO NEGRA NOS QUADRINHOS DE SUPER-HERÓIS E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS


PALAVRAS-CHAVES:

Representação; Super-heróis; Quadrinhos; Relações Étnico-raciais


PÁGINAS: 40
RESUMO:

Os super-heróis das histórias em quadrinhos tornaram-se referência na formação de princípios, pois estão presentes nos mais diversos espaços de mídia e mercado, e compõem a imaginação de crianças e adultos. A análise de representações negras nas HQ’s é essencial, já que ao utilizar as imagens presentes no imaginário popular é possível perpetuar ou renovar valores, principalmente, quando se trata de minorias estigmatizadas, as quais, através deste discurso, podem encontrar elementos de aceitação ou perpetuação de violências. A representação negra dos super-heróis nos quadrinhos ficou restrita a uma visão branca hegemônica e inicia-se sem qualquer intenção de protagonismo, com notáveis traços discriminatórios e carregados de estereótipos de raça que ao invés de ajudar na luta contra a discriminação, os reforçavam. Visto isto, este trabalho busca analisar de que forma é desenvolvida a representação negra nos quadrinhos de super-heróis, considerando suas construções, as ideologias apresentadas, o contexto histórico e o discurso étnico ao qual se envolvem, para a partir daí, identificar as possíveis contribuições destas histórias para uma educação étnico racial no Brasil do século XXI. O percurso metodológico do projeto tem caráter qualitativo e perpassa por três momentos: 1) levantamento bibliográfico de obras relacionadas a representação negra no universo de quadrinhos com autores como Weschenfelder (2013) Silva (2016) e Guerra (2011) 2) análise dialética de histórias em quadrinhos, defendidas por Viana (2016), afim de compreender as dimensões sócio-históricas que compõem e constroem o universo ficcional dos títulos Falcão, Capitão América: Sam Wilson, Homem Aranha: Miles Morales, 3) execução de oficinas temáticas com estudantes do ensino médio da Escola Estadual Stella Matutina em Nanuque – MG, para entender a percepção e a relação dos estudantes perante as contribuições das representações negra nos quadrinhos de super-heróis para o aprendizado das relações étnico-raciais.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1419156 - GESSE ALMEIDA ARAUJO
Interna - 3089910 - DANIELLE BARROS SILVA FORTUNA
Interno - 1085938 - FRANCISCO DE ASSIS NASCIMENTO JUNIOR
Externo à Instituição - SANDRO NANDOLPHO DE OLIVEIRA - UFES
Notícia cadastrada em: 14/06/2024 10:41
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação -   | Copyright © 2006-2024 - UFRN - 8eb8207a08b3.sigaa1-prod