TEATRO NEGRO E INTERSECCIONALIDADE: um experimento no Quilombo Urbano do Porto de Trás, em Itacaré-BA.
Quilombo; Teatro Negro; Interseccionalidade; Educação; Ancestralidade
Este trabalho, de caráter qualitativo e analítico-reflexivo objetiva a criação de uma metodologia experimental desenvolvida a partir do Teatro Negro e da Interseccionalidade, no Quilombo do Porto de Trás, na cidade de Itacaré- BA. Foi realizado com mulheres negras, jovens e adolescentes pertencentes ao Quilombo ou que se identificam com a comunidade. Mulheres com identidades étnicas, de gênero, orientação sexual e corpas objetificadas pela heteronormatividade. Buscou-se valorizar aspectos da negritude, dissidência sexual de gênero e de classe social. Por meio da prática teatral, utilizou-se referencias que valorizassem as teatralidades e espetacularidades existentes no território. As trajetórias metodológicas foram desenvolvidas a partir de estudos decoloniais, ao propormos de|s|colonizar a metodologia, acreditamos que a diversidade presente no processo é responsável por potencializar as produções em arte e educação. A metodologia desenvolvida, sendo está aplicada na comunidade por meio de uma oficina como proposta pedagógica teatral, teve como base as análises das narrativas trazidas pelas participantes no estudo e as interseccionando. Constatou-se que o Teatro Negro, juntamente com a prática intersecional, contribuiu com o fortalecimento da autoestima das participantes, produziu senso comunitário entre elas, sentimento de pertencimento, autoafirmação identitária, empoderamento pessoal, respeito mútuo e apoio. Contribuiu, também, por meio do reconhecimento das potencialidades criativas da arte em espaços não formais de educação e para os estudos étnico raciais, valorizando as memórias e os saberes ancestrais referentes ao Quilombo do Porto de Trás.