SPOKEN WORD EM ANGOLA: UM MECANISMO DE INTERVENÇÃO SOCIOCULTURAL E DE LUTA CONTRA AS INJUSTIÇAS SOCIAIS
Spoken word; Slam; Intervenção Social; Educação contra hegemônica; Realidade periférica.
No presente estudo, busca-se cartografar dois eventos de slam periféricos, Kassemba Slam e o Slam 10, que ocorrem em Luanda, discutindo elementos que reforçam a compreensão do movimento artístico do spoken word e/ou slam como dispositivo de intervenção social – a escala planetária – e como dispositivo pedagógico – in locu – isto é, como estruturador de conhecimentos, de fazeres e de saberes, em seu próprio território – e também passível de inserção curricular em escolas pertencentes a Sistemas Nacionais de Ensino (Angola/Brasil). Para tal adota-se uma abordagem metodológica de cunho qualitativo auxiliada pela cartografia e a etnopesquisa implicada, bem como pelo levantamento bibliográfico e documental, o que nos permitiu conduzir o estudo na direção das virtualidades desconhecidas, para que o já conhecido não seja um entrave na criação de outros muitos modos, mais diversos, variados e desconectados, de pesquisar em sociologia e educação. Como resultado, constata-se que a prática do slam se configura num dispositivo de intervenção social, cultural, político e educativo imprescindível para a realidade periférica luandense, dada as diversas outras ações a ela atrelada que contribuem muito para ruptura dos padrões vigentes e a mudanças das condições sociais daquele contexto.