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Banca de QUALIFICAÇÃO: GLEIDE FERREIRA DE JESUS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : GLEIDE FERREIRA DE JESUS
DATA : 24/02/2025
HORA: 10:00
LOCAL: Metapresencial
TÍTULO:

CONVERSAÇÕES PEDAGÓGICAS: Relações Étnico-Raciais na Educação de Crianças Pequenas no Município de Porto Seguro, Bahia


PALAVRAS-CHAVES:

Relações Étnico-Raciais; Formação de Professoras; Guia Educacional; Rodas de Conversa; Educação Infantil Antirracista.


PÁGINAS: 90
RESUMO:

O Guia: Vem Conversar! Formação para a Educação das Relações Étnicos Raciais na Educação Infantil é um produto educacional desenvolvido no âmbito do Programa de Pós-graduação em Ensino e Relações Étnico-Raciais – PPGER – Mestrado Profissional em Ensino (Stricto Sensu) da Universidade Federal do Sul da Bahia – UFSB. Este guia é resultado da pesquisa intitulada Conversações Pedagógicas: as Relações Étnico-Raciais na Educação de Crianças Pequenas no município de Porto Seguro, que teve como objetivo central investigar a relação entre as experiências pedagógicas de professoras da educação infantil e as concepções de currículos voltadas para o ensino de relações étnico-raciais com crianças pequenas. A pesquisa se fundamentou em bases teóricas que articulam as perspectivas de currículos críticos e interculturais com práticas antirracistas, dialogando com abordagens sobre relações étnico- raciais. A metodologia utilizada foram as rodas de conversa, que não apenas serviram como espaços de coleta de dados, mas também se consolidaram como momentos formativos, promovendo diálogos, reflexões e trocas de experiências entre professoras e coordenadores pedagógicos. Os resultados indicaram que as concepções de currículo expressas nos relatos e narrativas das participantes estavam profundamente ligadas às vivências, experiências e conhecimentos a serem ensinados. No entanto, as discussões sobre a educação antirracista na educação infantil revelaram que ela ainda é vista como menos urgente em comparação a outras etapas de ensino, perpetuando o mito da inexistência do racismo na educação infantil. Essa lacuna evidencia a necessidade de práticas pedagógicas mais intencionais e reflexivas no enfrentamento ao racismo desde os primeiros anos de escolarização. Conclui-se que as rodas de conversa, ao promoverem espaços de reflexão e partilha, contribuem para a formação de professoras mais conscientes de seu papel na construção de uma educação antirracista e plural. O guia desenvolvido é, assim, uma proposta prática e formativa que visa subsidiar a continuidade desses diálogos no contexto da educação infantil.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1218431 - ELIANA POVOAS PEREIRA ESTRELA BRITO
Interna - 1149021 - ANA CRISTINA SANTOS PEIXOTO
Interna - 1793733 - CYNTHIA DE CASSIA SANTOS BARRA
Externa à Instituição - FATIMA SANTANA SANTOS
Externa à Instituição - LUZENI FERRAZ DE OLIVEIRA CARVALHO - UNEB
Notícia cadastrada em: 07/02/2025 11:35
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