Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o SIGAA, você concorda com a polí­tica de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito e como remover, acesse a Política de Privacidade. Para saber como a UFSB trata os dados, acesse a Política de cookies. Se você concorda, clique em Ciente.

Banca de QUALIFICAÇÃO: BRISA SILVA AZIZ LIMA AMORIM MENDONÇA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : BRISA SILVA AZIZ LIMA AMORIM MENDONÇA
DATA : 24/02/2025
HORA: 14:00
LOCAL: campus Jorge Amado on line
TÍTULO:

KAMAU E AS ÁGUAS DAS NUVENS: COMPOSIÇÃO DE OBJETO DE APRENDIZAGEM POÉTICO ANTIRRACISTA


PALAVRAS-CHAVES:

OAP; literatura infantil; música; educação antirracista; autoria negra. 


PÁGINAS: 106
RESUMO:

A produção de objetos de aprendizagem voltados à superação do racismo sistêmico tem se intensificado, mas, apesar dos avanços, ainda há uma escassez de materiais educacionais que desafiem a colonialidade do saber. Assim, proponho "Kamau e as Águas das Nuvens", objeto de aprendizagem poético (OAP), como uma forma de colaborar na construção de modos de fazer educação antirracista. O projeto é pensado com o intuito de possibilitar às crianças a constituição de uma imagem positiva de si e de seus grupos de pertencimento, por uma sociedade mais justa, conhecendo e explorando práticas variadas de linguagem, num universo afrodiaspórico. O estudo cartografa o processo de composição de três (3) OAP conectados ao projeto: OAP1 é livro infantil; OAP2 é álbum musical com oito (8) faixas; OAP3 é vídeo/carta a educadoras/es para abertura de diálogo sobre as possíveis dimensões que os OAP anteriores acessam em uma experiência antirracista. O estudo lança mão, ainda, da abordagem qualitativa, baseada na pesquisa conduzida por levantamento bibliográfico, afim de tecer breves considerações sobre os impactos do racismo e da colonialidade nas crianças negras; traçar possíveis rotas de caminhos para uma educação antirracista; endereçar alguns modos de fazer uma escrita insubmissa; empreender análise crítica da produção e do uso de OAPs na construção de pedagogias antirracistas, enquanto se promove a valorização de narrativas sob esta perspectiva e da criação artística nas práticas educacionais.


MEMBROS DA BANCA:
Externa ao Programa - 1217549 - CINARA DE ARAUJO SOARES - UFSBPresidente - 1793733 - CYNTHIA DE CASSIA SANTOS BARRA
Externa à Instituição - DANIELA GALDINO - UNEB
Externa à Instituição - FATIMA SANTANA SANTOS
Interno - 2250399 - GUILHERME FOSCOLO DE MOURA GOMES
Externo à Instituição - MANOELA DOS SANTOS BARBOSA
Interna - 1632990 - MILENA CLAUDIA MAGALHAES SANTOS GUIDIO
Notícia cadastrada em: 12/02/2025 11:37
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação -   | Copyright © 2006-2025 - UFRN - bbae70450f70.sigaa1-prod