PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO MUNICÍPIO DE CANAVIEIRAS-BA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
Relações étnico-raciais; Educação de Jovens e Adultos, Políticas Educacionais; Práticas Pedagógicas
O presente estudo objetiva compreender como as práticas pedagógicas no contexto da Educação de Jovens e Adultos no município de Canavieiras-BA promovem uma educação para as relações étnico-raciais conforme preconizam as leis 10.639/2003 e 11.645/2008. Assim, propomos uma análise dos principais documentos que compõem a política educacional do município de Canavieiras, de modo que se possa destacar os aspectos que se referem a EJA e às Relações ÉtnicoRaciais. Além disso, buscamos compreender as percepções dos professores quanto aos desafios das práticas pedagógicas em turmas da EJA em relação à abordagem das relações étnico-raciais no Colégio Municipal Osmário Batista. Para tanto, a pesquisa proposta se constituirá de abordagem qualitativa com foco na compreensão por meio de análise documental e também na pesquisa de campo que se caracteriza como um estudo de caso. Desse modo, ao final do percurso metodológico pretendemos apresentar contribuições tanto acadêmicas quanto sociais ao possibilitar reflexões que possam subsidiar a formulação de novos estudos e políticas educacionais que contemplem as leis 10.639/03 e 11.645/08.