a “As práticas docentes na Educação de Jovens e Adultos no Grupo Escolar Ewerton Chaloup em Itabuna/BA e seus atravessamentos: negritude e racismo”.
Educação de Jovens e Adultos; Equidade Racial; Antirracismo; Identidades.
A proposta de pesquisa sistematizada no projeto parte das minhas vivências, observações, inquietações ao longo de mais de duas décadas na docência na Educação de Jovens e Adultos (EJA), como também, da constatação sobre a ausência de cursos de formação continuada ofertados pela Secretária de Educação de Itabuna/BA que contribuam para uma reflexão crítica mais acertada sobre as práticas docentes dos/das professores/as dessa modalidade de ensino-aprendizagem. Neste sentido, o interesse pela temática em tela me motivou a discutir as práticas docentes na Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Grupo Escolar Ewerton Chaloup, identificando, de que maneira, em que medida e em quais sentidos é possível notar o cumprimento às obrigatoriedades imputadas Lei 10.639/2003, atualizadas na Lei 11.645/08, e que determinou a inclusão das heranças dos repertórios culturais, históricos e epistemológicos indígenas, africanos e afro-brasileiros nos currículos de formação escolar. Dessa maneira, a pesquisa visa problematizar as práticas docentes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Grupo Escolar Ewerton Chaloup, a partir dos temas e das questões relacionadas ao ensino das relações étnico-raciais para, com este repertório, identificar como é possível contribuir na promoção da equidade racial, do antirracismo e da inclusão das diversidades culturais tal como oficializado na Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola (PNEERQ), através da Portaria nº 470 de 14 de maio de 2024.