Banca de QUALIFICAÇÃO: VALMIR BISPO SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : VALMIR BISPO SANTOS
DATA : 29/11/2024
HORA: 09:30
LOCAL: https://meet.google.com/acz-gkmu-gpj
TÍTULO:

DESCONSTRUINDO NARRATIVAS: A LÍNGUA INGLESA COMO MECANISMO DE (DE)COLONIALIDADE NO ENSINO MÉDIO


PALAVRAS-CHAVES:

LÍNGUA INGLESA; LETRAMENTO RACIAL CRÍTICO; COLONIALIDADE; LIVRO DIDÁTICO; EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA.


PÁGINAS: 140
RESUMO:

Esta pesquisa está ancorada na temática do ensino para relações étnico-raciais. É de natureza qualitativa e exploratória, e parte da seguinte questão norteadora: de que forma o Letramento Racial Crítico (LRC) e os estudos decoloniais podem ser instrumentalizados para tornar efetivo o ensino das relações étnico-raciais no componente de Língua Inglesa (LI) no Ensino Médio público? Objetivamos analisar como a história da LI no Brasil se interrelaciona com o fazer docente através de suas narrativas, espaço de atuação e livro didático (LD). A metodologia se pautará inicialmente na pesquisa bibliográfica, a partir do arcabouço teórico sobre os seguintes conceitos: colonialidade do saber e do poder, LRC e decolonialidade. Após levantamento bibliográfico e estado da arte acerca do tema da pesquisa, passamos para a fase exploratória do estudo, na qual os dados foram coletados com a aplicação de questionário semiestruturado, com análise de LD e com a investigação do processo de colonialidade linguística através da LI. Das lentes do LRC, categoria de análise e práticas pedagógicas que adotamos nesta pesquisa, podemos constatar que a LI ainda é ensinada de forma colonial, apoiando-se no LD e nas narrativas britânicas e americanas. A análise preliminar dos dados coletados aponta, ainda, para a necessidade de uma formação docente crítica e antirracista, que possa ser o combustível e, ao mesmo tempo, complementar os materiais didáticos utilizados na sala de aula. A partir da identificação desta lacuna através da análise inicial dos dados da pesquisa, entendemos ser crucial aplicar o método da pesquisa-ação através de projeto de intervenção discutido e acordado com os sujeitos-docentes. Para tal, propomos a criação e oferta de curso de formação docente em LRC para relações étnico-raciais aos docentes-sujeitos participantes da pesquisa. O curso foi ofertado em forma de oficina teórica e prática em três etapas. Na última etapa do curso, opesquisador e os sujeitos docentes, em discussão, entenderam que a forma mais eficaz de suprir as lacunas deixadas pelo LD de LI seria a criação de um guia didático com sugestões de Sequências Didáticas que partam do contexto local, ainda colonialista, para o decolonial. O material, ainda em construção, apoia-se em Porto Seguro como contexto local para o ensino de LI e abrange a história da colonização, cultura, música e literatura de dois países pertencentes ao Sul Global: Jamaica e Nigéria. Para a construção do Guia utilizaremos a metodologia Design Based Research, que se concentra na melhoria contínua do processo evolutivo do produto. Esperamos que o material, fruto desta pesquisa, possa contribuir para promover práticas pedagógicas que valorizem a diversidade étnico-racial e contribuam para a desconstrução de estereótipos e preconceitos.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - HEJAINE DE OLIVEIRA FONSECA
Presidente - 1149021 - ANA CRISTINA SANTOS PEIXOTO
Interna - 1218431 - ELIANA POVOAS PEREIRA ESTRELA BRITO
Externo à Instituição - MARIA DŽAJUDA ALOMBA RIBEIRO - UESC-BA
Notícia cadastrada em: 14/11/2024 15:43
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