Saberes de Práticas para a Religiosidade Cultural de Matriz Africana na Sala de Aula
Diversidade Afrodescendente e Indígena; Religiões de Matriz Africana; Racismo Religioso; Mitos Africanos.
O estudo aborda os desafios e possibilidades de integrar conteúdos culturais das religiões de matriz africana no currículo escolar, a partir do componente Diversidade Afrodescendente e Indígena, no ensino fundamental, fazendo jus as leis Leis nº 10.639/03 e nº 11.645/08, que tornam obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e indígena em todos os níveis de ensino. A partir disso, elegi o seguinte problema da investigação: como superar a intolerância religiosa e promover o respeito às religiões culturais de matriz africana no contexto educacional, considerando que há uma perpetuação do racismo religioso no espaço escolar? A metodologia utilizada é qualitativa, baseada em análise documental, revisão bibliográfica e práticas pedagógicas experimentais. A pesquisa tem se apoiado nos estudos dos autores Nilma Lino Gomes (2019), Conceição Evaristo (2007), Vanda Machado (2002), Reginaldo Prandi (2001), Tássio Ferreira (2021), Vicente Parizi (2020) e Léa Anastasiou (1998), dentre outros. Como produto educacional foi desenvolvido o caderno didático-pedagógico "Entre Mistérios e Memórias: Jornada nas Raízes Místicas dos Mitos Africanos”, que visa fortalecer a identidade negra, promover o respeito às diferenças religiosas e trabalhar a mitologia africana de forma integrada princípios aos da oralidade e circularidade.