MISSÕES EVANGELIZADORAS EM ÁFRICA E ENSINO DE HISTÓRIA: CONTRIBUIÇÃO PARA UMA EDUCAÇÃO CRÍTICA E ANTIRRACISTA.
Educação Antirracista; Ensino de História; Missões Evangelizadoras; E-book.
Este trabalho busca utilizar as influências das missões evangelizadoras na formação cultural e religiosa em África durante o período colonial, e refletir sobre a utilização desses conteúdos no ensino de História no Brasil, com ênfase na implementação da Lei 10.639/2003. Fundamentada na teoria da colonialidade do saber (QUIJANO, 2009), na crítica ao eurocentrismo histórico (MILLS, 2023) e nas epistemologias afrocentradas (MBEMBE, 2001), a pesquisa propõe estratégias pedagógicas que contribuam para a valorização dos saberes africanos e afro-brasileiros e o combate ao racismo estrutural no ambiente escolar. O objetivo central é contribuir, a partir de uma análise do cenário religioso moçambicano, para a desestruturação hierárquica do cristianismo ocidental e o combate ao racismo religioso a partir de uma educação antirracista. E assim, compreender como o ensino de história a partir das missões religiosas pode promover uma educação antirracista, reconhecendo as contribuições das populações africanas e afrodescendentes na formação do Brasil. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa e exploratória, incluindo análise documental e entrevistas com educadores da Escola Plantando Conhecimento, em Porto Seguro, Bahia. Entre os objetivos específicos, destaca-se a criação de um e-book que articula teoria e prática pedagógica, oferecendo ferramentas para desconstruir narrativas eurocêntricas e superar desafios relacionados ao epistemicídio e à invisibilização de saberes não-hegemônicos. A pesquisa evidencia que o ensino de história, fundamentado em práticas críticas, pode atuar como ferramenta transformadora, promovendo a valorização da diversidade cultural e religiosa (GOMES, 2003). No contexto analisado, o currículo escolar ainda enfrenta desafios significativos relacionados à implementação de práticas inclusivas e à efetivação da Lei 10.639/2003. A criação do e-book busca atender a essas demandas legais e pedagógicas, contribuindo para o reconhecimento das contribuições africanas na formação da sociedade brasileira. Dessa forma, o estudo propõe alternativas para construir uma educação democrática e inclusiva que valorize as histórias, saberes e culturas africanas e afro-brasileiras, alinhando-se às diretrizes legais e aos desafios contemporâneos do Brasil.