RAÍZES VIVAS: proposta artográfica antirracista com estudantes negras do Centro Estadual de Educação Profissional do Chocolate Nelson Schaun – município de Ilhéus/BA.
Identidade; Mulheres Negras; Educação; Pertencimento
Este memorial dissertativo de mestrado profissional investiga e demonstra como a realização de oficinas artístico-literárias, abordando temas como raça, gênero, classe e ancestralidade, resultando na prototipação de um livro de literatura, contribui para a formação crítica e o fortalecimento de processos de subjetivação das estudantes negras do CEEP do Chocolate Nelson Schaun no município de Ilhéus. Utilizando a metodologia a/r/tografia - as práticas do artista pesquisador e professor - a pesquisa se desdobra em ações práticas, que incluem a realização de oficinas de escrita criativa e rodas de conversa, curso de formação - com o objetivo de explorar a expressão de subjetividades e dar visibilidade às narrativas dessas estudantes. O projeto articula a produção textual com a aprendizagem poética como processo pedagógico para estimular a autoexpressão e o reconhecimento das próprias ancestralidades. A aplicabilidade das oficinas com os temas citados permitiu que as estudantes desenvolvessem uma escrita autoral que reflete suas vivências. O produto final, uma prototipação de livro de literatura coautoral de narrativas, se apresenta como um valoroso instrumento pedagógico, permitindo ampliar o debate sobre a diversidade e inclusão na escola, alinhando-se com a aplicabilidade da lei 10.639/2003.