UM CACIQUE E MÚLTIPLOS OLHARES: A HISTÓRIA DE VAL TUPINAMBÁ E A LUTA PELA EDUCAÇÃO INDÍGENA
Val Tupinambá, liderança indígena, educação indígena, demarcação de terras, resistência cultural, manto Tupinambá.
Este trabalho analisa a trajetória do Cacique Val Tupinambá como uma das lideranças central na luta do povo Tupinambá de Olivença pela demarcação territorial, preservação cultural e afirmação identitária. Val Tupinambá é apresentado como um protagonista fundamental, cuja atuação política e social foi determinante para o fortalecimento da educação indígena diferenciada, a defesa dos direitos territoriais e a valorização das tradições ancestrais. A dissertação destaca o papel da educação indígena como ferramenta de resistência e autonomia, promovendo um modelo intercultural e comunitário que reflete o legado do Cacique Val. Outro ponto relevante é a devolução do manto Tupinambá, símbolo sagrado de resistência, cujo retorno ao Brasil simboliza a reconexão com a memória ancestral, reforço na educação e na identidade cultural. O estudo evidencia os desafios enfrentados pela comunidade, como a ausência de demarcação formal das terras, dificuldades no acesso à educação e serviços básicos, e o enfrentamento ao apagamento cultural. A trajetória do Cacique Val Tupinambá representa a força da organização coletiva e o impacto das políticas públicas para a continuidade da luta e da cultura indígena.