Banca de QUALIFICAÇÃO: KALIANA BARBOSA ROCHA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : KALIANA BARBOSA ROCHA
DATA : 17/04/2025
HORA: 14:00
LOCAL: Virtual
TÍTULO:

UM CACIQUE E MÚLTIPLOS OLHARES: A HISTÓRIA DE VAL TUPINAMBÁ E A LUTA PELA EDUCAÇÃO INDÍGENA


PALAVRAS-CHAVES:

Val Tupinambá, liderança indígena, educação indígena, demarcação de terras, resistência cultural, manto Tupinambá.


PÁGINAS: 57
RESUMO:

Este trabalho analisa a trajetória do Cacique Val Tupinambá como uma das lideranças central na luta do povo Tupinambá de Olivença pela demarcação territorial, preservação cultural e afirmação identitária. Val Tupinambá é apresentado como um protagonista fundamental, cuja atuação política e social foi determinante para o fortalecimento da educação indígena diferenciada, a defesa dos direitos territoriais e a valorização das tradições ancestrais. A dissertação destaca o papel da educação indígena como ferramenta de resistência e autonomia, promovendo um modelo intercultural e comunitário que reflete o legado do Cacique Val. Outro ponto relevante é a devolução do manto Tupinambá, símbolo sagrado de resistência, cujo retorno ao Brasil simboliza a reconexão com a memória ancestral, reforço na educação e na identidade cultural. O estudo evidencia os desafios enfrentados pela comunidade, como a ausência de demarcação formal das terras, dificuldades no acesso à educação e serviços básicos, e o enfrentamento ao apagamento cultural. A trajetória do Cacique Val Tupinambá representa a força da organização coletiva e o impacto das políticas públicas para a continuidade da luta e da cultura indígena.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2250399 - GUILHERME FOSCOLO DE MOURA GOMES
Interno - ***.250.508-** - CARLOS JOSÉ FERREIRA DOS SANTOS - UESC
Interno - 1419156 - GESSE ALMEIDA ARAUJO
Externo à Instituição - ELTON MOREIRA QUADROS
Notícia cadastrada em: 17/04/2025 12:30
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação -   | Copyright © 2006-2025 - UFRN - 463e9cb10ec5.sigaa2-prod