Raça, graça e representação: o racismo recreativo e seus desmembramentos no eixo educacional
Racismo recreativo; Antirracismo; Educação; Programas de humor.
O trabalho pretende construir uma proposta pedagógica antirracista para escolas, com a elaboração de uma cartilha contendo possibilidades de oficinas que visam refletir sobre o racismo e, especificamente o racismo recreativo com foco nas produções de humor veiculadas na televisão brasileira. A pesquisa se concentra nas representações de pessoas negras nos programas de humor, com destaque para esquetes do programa Zorra Total, em particular da personagem Adelaide. A partir dessa análise, buscamos evidenciar como o racismo estrutural se manifesta também nos espaços educacionais e midiáticos, afetando a percepção e as experiências de sujeitos negros. O trabalho abarca também a própria experiência do pesquisador, homem negro e professor, de modo a promover a valorização das vivências negras, a desconstrução de estereótipos e a resistência contra o silenciamento histórico. A proposta não só busca fornecer ferramentas práticas para educadores(as), mas também questionar as narrativas que perpetuam o racismo na sociedade brasileira.