AFRO ALÉM DO NOVEMBRO: Cartografias de uma Educação Antirracista em Movimento
Educação antirracista; Projeto Afro; Relações étnico-raciais; Cartografia; Formação docente.
Esta dissertação analisa a trajetória do Projeto Afro desenvolvido no Colégio Estadual Clóvis Adolpho Stolze, em Itapebi (BA), com o objetivo de discutir estratégias para seu fortalecimento enquanto prática permanente de enfrentamento ao racismo no cotidiano escolar. A partir da promulgação da Lei nº 10.639/2003, observa-se um crescimento das ações voltadas à valorização da cultura afro-brasileira nas escolas públicas, ainda que, em muitos casos, essas ações se concentrem em eventos pontuais durante o mês de novembro. Inspirada na abordagem cartográfica, esta pesquisa qualitativa lança um olhar atento sobre os sentidos, as tensões e as transformações do Projeto Afro ao longo do tempo, valendo-se da análise documental, de questionários aplicados a docentes e do levantamento histórico das edições do projeto. A dissertação propõe caminhos para consolidar o projeto como prática curricular contínua, e culmina na elaboração de uma proposta de formação docente voltada ao fortalecimento da educação antirracista. Ao cartografar a experiência do Projeto Afro, este trabalho contribui para o debate sobre as possibilidades de reexistência e de transformação política e pedagógica nas escolas públicas.