ABAYOMIS E ENSINO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: ARTE, MEMÓRIA E ANCESTRALIDADE NO EBOOK DIDÁTICO “ORÍ”
Abayomi, Ensino de artes, Memória, Ancestralidade, Resistência
Este trabalho apresenta um debate sobre ensino e relações étnico-raciais abordado a partir de reflexões sobre ancestralidade, memória e identidade, tendo como foco o processo de criação de um e-book literário autoral intitulado “Orí”. O referido produto educacional é compreendido como sendo um recurso pedagógico para o ensino de artes e tem as bonecas Abayomis como personagem principal. A proposta surge a partir da trajetória da autora como artista visual e professora de artes e foi produzida desde a elaboração da narrativa literária, à criação dos cenários e a confecção manual das bonecas Abayomis. Destinado a docentes de todas as áreas do conhecimento, especialmente, artes e humanidades, o material oferece subsídios para abordar temas como racismo, gênero, diversidade e memória, em consonância com a Lei 11.645/08. A narrativa do e-book parte da história das bonecas Abayomis nos navios tumbeiros, cuja travessia é entendida como um momento de ruptura e reinvenção cultural forçada, quando as bonecas passaram, supostamente, a serem confeccionadas como símbolo de afeto e resistência para crianças. Além disso, o trabalho também se inspira na narrativa de parte do movimento negro brasileiro, notadamente a artesã Lena Martins, que alega a criação da boneca no contexto das lutas por direitos do povo negro no Brasil dos anos de 1980. O trabalho articula práticas artísticas ao reconhecimento da cultura afro-brasileira como um saber fundamental à vida brasileira contemporânea e, assim, fortalecer práticas educativas antirracistas.