REPRESENTAÇÃO DE MULHERES NEGRAS CIENTISTAS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL 2 NO MUNICÍPIO DE SANTA CRUZ CABRÁLIA (BA)
cientistas; representatividade; mulheres negras; livros didáticos.
Esta pesquisa tem como objetivo analisar a representação de mulheres negras no livro didático de Ciências:Tecnologia, Sociedade e Ambiente, de Martha Reis, utilizado na turma do 8º ano da Escola Victurino, em Santa Cruz Cabrália (BA). Busca-se identificar a presença ou o silenciamento dessas figuras no livro, assim como os estereótipos que as cercam nesses materiais de ensino. A análise do livro foi realizada com base na técnica DAST-C, de David Chambers. Além disso, será promovida uma oficina com os alunos do 8º ano para discutir o conhecimento sobre cientistas negras e suas contribuições. Após a discussão, será aplicado um jogo da memória, intitulado "Invertendo Estereótipos", como atividade de ensino-aprendizagem , produto educacional da pesquisa. A pesquisa pretende contribuir para o fortalecimento de uma educação antirracista, valorizando a participação de mulheres negras na ciência e combatendo estereótipos de raça e gênero no território de Santa Cruz Cabrália (BA)."